Celebração do esporte e da interação marcam a entrega da premiação do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna

A celebração do esporte e da interação entre atletas, torcedores e dirigentes marcaram a solenidade de entrega da premiação do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna – 2023 na noite de ontem, dia1º, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) sob a liderança do prefeito Augusto Castro (PSD). Como convidados participaram do evento o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e os ex-atletas Gerson Sodré, Abelardo Moreira (Bel) e Melquíades Azevedo, o Boca de Pia que deram nomes aos troféus de campeão, vice e 3º colocado.

“Este Interbairros superou todas as nossas expectativas, com 41 equipes, 1.045 atletas e 71 árbitros movimentando os campos de várzea, o campo do futebol amador no CAIC Jorge Amado e o Itabunão. Além disso, demos apoio integral à sua realização contando com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte”, afirmou o prefeito. Ele também destacou a intensa participação dos torcedores que lotaram as principais praças esportivas a cada jogo aos domingos e feriados.

“Com fé em Deus no próximo teremos a entrega do Estádio Fernando Gomes, o Itabunão, que vamos requalificar. É certo que tivemos um contratempo pela correta opção de investir no Projeto Mais Água para a Cidade em vez de reformar aquele equipamento, o que teve como consequência um certo atraso. Mas, tudo caminha para que em julho de 2024 a gente tenha um estádio à altura do desejo dos torcedores e dos itabunenses”, acrescentou Augusto Castro.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, destacou que o Campeonato Interbairros teve duração de quatro meses, com interação entre as comunidades e nível técnico elevado. “Esse campeonato teve sua primeira edição em 1993. Nesses 30 anos procuramos melhorar a proposta de integração comunitária e a gente viu que nesta edição tudo correu bem: as famílias, as crianças e pessoas idosas compareceram aos campos para torcer e vibrar com os times”, falou.

“O Campeonato Interbairros é um local de encontro dos amigos e um certame de muita visibilidade. Com o apoio do prefeito Augusto Castro temos incentivado outras modalidades esportivas como natação, voleibol, handebol, basquete e futsal. Mas, embora envolvam muitos atletas, não têm a mesma visibilidade do futebol. Vamos trabalhar para que também tenham porque o esporte é vida, saúde e interação”, acrescentou Alcântara Pellegrini, destacando o Projeto Aquático que envolve pessoas de todas as idades.

O coordenador técnico do Interbairros, Gabriel Silva, ressaltou o apoio que a competição recebe da Administração Municipal. “A gente fica feliz em finalizar o campeonato com essa festa para premiar os participantes e aqueles que colaboraram para o sucesso. O nível técnico foi elevado, houve a conscientização de dirigentes, atletas e torcedores do que se propõe. Primeiramente, confraternização e depois entretenimentos para os bairros da cidade”, afirmou.

Um dos criadores do Campeonato Interbairros com o ex-vereador e ex-vice-prefeito e desportista João Xavier, o professor Paulo Roberto Rezende lembrou que vários atletas passaram pela competição e brilham no país e internacionalmente. “O mesmo acontece com a arbitragem com pessoas que aqui começaram e atualmente são filiados à Federação Baiana de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol e até mesmo à FIFA”, destacou.

Ao final foram premiados o campeão Califórnia que ganhou o troféu Gerson Sodré mais R$ 10 mil, Ferradas, vice-campeã com o troféu Abelardo Moreira mais R$ 5 mil enquanto o Santa Inês, 3º colocado recebeu o troféu Melquíades Azevedo, o Boca de Pia, mais R$ 3 mil.
Antes do show musical de encerramento, com a dupla Uiara e Juba foram premiados: Melhor arbitragem – Edson Andrade e assistentes Paulo Roberto e Alberto Xavier, árbitros reservas José Luís, Osmilson Rocha e Mateus Silva mais R$ 2.000,00; Melhor goleiro – Carlos Murilo Gonçalves da Seleção de Ferradas,R$ 500,00; Artilheiro – Michael William Souza da Seleção do Santa Inês, R$ 500,00; Atleta Revelação – Bruno Barbosa – Seleção do Odilon – R$ 500,00.

Ainda, Melhor jogador – Erlon Pereira – Seleção do Califórnia – R$ 500,00; Melhor torcida – Califórnia – R$ 1.000,00; Garota Interbairros – Ana Beatriz Matos, do Conceição – R$ 500,00 e homenageados: Prefeito Augusto Castro (PSD); Deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA); Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Davidson Magalhães, representando por Wenceslau Júnior; Presidente da Comissão Disciplinar – Roberto José; Membros da Coordenação de Arbitragem – Zenildo Sousa Santos, Rosivaldo Bispo e Erivaldo Pires
Também foram homenageados: 15º Batalhão da Polícia Militar – Capitão Gilvan dos Santos; Comandante da Guarda Civil Municipal – Inácio Pereira do Nascimento; Secretário de Transportes e Trânsito – Thales Rodrigues Silva e o diretor de Trânsito Fernando Benigno; Diretor de Limpeza Pública – João Lázaro Alcântara Pellegrini; Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação – Tiago Barra e o jornalista Luiz Conceição.

Pela cobertura do Interbairros, a diretora de Marketing da Record TV Cabrália – Cristine Ribeiro e um representante da TV Itabuna, das rádios Difusora Sul da Bahia e Jornal de Itabuna e da Itabuna Futebol Solange Argollo. Pelo apoio institucional: Indústria de Bebidas e Refrigerantes Coroa, HD Toldos, os delegados voluntários e servidores da Secretaria de Esportes e Lazer – José Luís Anselmo Teixeira e a diretora de Incremento ao Esporte Secretaria de Esportes e Lazer, a advogada Sara Amorim.

Legenda: Premiação do Interbairros 2023 -Fotos Pedro Augusto.