A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o 15º Batalhão da Polícia Militar realizaram na manhã desta terça-feira, dia 5, na Igreja Senhor do Bonfim, no Jardim Primavera, a cerimônia de formatura dos estudantes da Rede Municipal de Ensino e privada que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
Representando o Tenente-Coronel Robson Farias da Silva, comandante do 15º BPM, o Tenente PM Saulo Farias destacou que o PROED é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, com o objetivo de ajudar os jovens a ter escolhas mais seguras e saudáveis.
“Educação e resistência às drogas é uma escolha e ajuda na formação do cidadão e do caráter das crianças e jovens”, afirmou o oficial. Na Bahia, atualmente são aplicados os currículos PROERD para alunos da Educação Infantil e para os do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental.
A diretora da Escola Municipal Roberto Santos, professora Stella Maria Cruz, aproveitou o momento para agradecer a parceira da Prefeitura com a Polícia Militar e ressaltou a importância de tratar assuntos sensíveis de forma didática para as crianças.
A estudante Maria Clara Peixoto, 11 anos, da Escola Bambi e vencedora do prêmio de redação disse que o programa foi muito bom para sua formação. Já os alunos Pedro Jorge, Cleiton Araújo e João Victor, da Escola Municipal Roberto Santos, disseram que além de emocionante, foi uma honra terem se formado hoje e acrescentaram que levarão os ensinamentos em sala de aula para toda a vida.
Com 15 anos no município de Itabuna, o PROERD já formou mais de 20 mil estudantes a quem foram oferecidas oficinas práticas direcionadas para crianças e jovens matriculadas em escolas da rede municipal e do ensino e particular. A todos foi oferecido um certificado de participação.
A equipe de ensino do Programa Educacional de Resistência às Drogas é formada pelos instrutores e oficiais da Polícia Militar que atuam na área do 15º Batalhão da Polícia Militar: 1° Sargento Renata Tereza e Cabos Ailto Damasceno e Alexandra Rosa. Na solenidade, a Secretaria Municipal da Educação foi representada pelo assessor Junior Paim.