Prefeitura de Itabuna promove Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove nesta quinta-feira, dia 7, das 13h30min às 19 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, a última Audiência Pública do ano sobre Plano Municipal de Educação (PME). Podem participar profissionais da educação, desde a alfabetização à pós-graduação das redes pública e particular, representantes de conselhos e movimentos sociais e o público.

O evento tem o objetivo apresentar o Relatório de Monitoramento e Avaliação dos resultados do PME, para definir novas fases de execução. Também visa efetivar os princípios de transparência e da gestão democrática na condução da política educacional do município de Itabuna.

A coordenadora do Plano Municipal de Educação da Secretaria da Educação, Marisa Aguiar, explicou que o PME conta com uma comissão formada por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum e Conselho Municipal da Educação, responsável pelo monitoramento e avaliação.

Desde 2015, o PME foi aprovado e se constitui num importante instrumento de planejamento para atender ao desenvolvimento da educação no município.

Segundo Marisa, o plano de educação é um conjunto de políticas publicas que devem direcionar a educação em Itabuna, permitindo que todos estejam na escola, desde a creche à universidade seja da rede pública ou privada.

A coordenadora destacou que o PME contempla ainda a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade da educação, valorização dos profissionais de educação, a gestão democrática e ainda estabelece metas de aplicação dos recursos públicos destinados à educação.

Ainda segundo ela, o PME é uma importante ferramenta que o município tem à disposição para ajudar na análise, identificação, criação e execução de medidas que contribuam para melhorar os índices da educação na Rede Municipal de Ensino.

“São essas metas que norteiam os rumos da educação do ensino fundamental ao superior em nosso município. Por isso também, a importância da Audiência Pública, já que a contribuição da população é fundamental para garantir uma educação completa, inclusiva e de qualidade,” concluiu a coordenadora.

Legenda: Centro de Cultura Adonias Filho terá Audiência Pública do PME. Fotos: arquivo.