Prefeito Augusto Castro e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana entregam a 1ª etapa do novo Hospital de Base

Dez leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) foram entregues na manhã desta quarta-feira, dia 6, durante a inauguração da primeira etapa do novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). A solenidade contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, do prefeito Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e do presidente da FASI, Roberto Gama Pacheco.

Instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o Hospital de Base passa por obras e serviços de requalificação, ampliação e modernização realizadas pelo Governo do Estado. Esta é a primeira vez que a unidade hospitalar municipal recebe investimentos depois de 25 anos de funcionamento.

“É motivo de muita alegria fazer esta importante entrega, porque confirma a presença do Governo do Estado nesta região, além de mostrar a importância do município de Itabuna”, comentou a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.

Ela aproveitou para reforçar a importância da regionalização da saúde, frisando que o governador Jerônimo Rodrigues e toda sua equipe têm trabalhado muito para esta ampliação e regionalização da saúde na Bahia. “A entrega destes 10 leitos do CTI completamente requalificados e equipados pelo Governo do Estado mostra que estamos no caminho certo e apenas no começo”, realçou.

Durate visita às obras que  seguem num ritmo acelerado e onde são investidos mais de R$60 milhões da SESAB, a secretária Roberta Santana fez questão de frisar que Itabuna terá um novo Hospital de Base. “Eu disse ao prefeito Augusto Castro que teremos o HBLEM 1 e o HBLEM 2,  que vai ficar muito lindo! Todos nós estamos felizes em poder levar para mais perto da população um atendimento de qualidade e humanizado”, salientou.

Para o prefeito Augusto Castro (PSD), a entrega destes 10 leitos do CTI mostra o avanço das ações da Administração Municipal na área da saúde. “Tivemos a oportunidade de entregar essa primeira etapa do HBLEM ao lado da secretária Roberta Santana, mostrando mais uma vez que tem dado muito certo esse trabalho de parceria entre a Prefeitura de Itabuna e Governo do Estado”, disse.

Ele ainda lembrou que o Hospital de Base tem mais de 25 anos de história e merece passar por essa requalificação. “Esses novos leitos do CTI ajudarão muito a desafogar o atendimento Itabuna e também outras cidades do estado e salvar vidas”, argumentou Augusto Castro.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, considerou a entrega da CTI e dos equipamentos um presente. “Recebemos esse presente do Governo do Estado, leitos novos, totalmente equipados com osmose reversa para que possamos assistir melhor a nossa população. É importante lembrar que esta é apenas a primeira etapa de uma grande obra que está a todo vapor. Teremos 20 leitos de UTI, seis centros cirúrgicos, novo centro de diagnóstico, dentre outros equipamentos”, encerrou.

Legenda: Prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde, Roberta Santana, entregam a 1ª etapa do HBLEM – Fotos Pedro Augusto