A Prefeitura de Itabuna, por meio do Programa Acelera Itabuna – o futuro começa aqui, executado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), inicia nesta quinta-feira, dia 7, as obras e serviços de urbanização de 13 ruas e avenidas dos bairros Urbis IV, Sinval Palmeira e Campo Formoso, na zona este da cidade. Ao todo, serão investidos R$ 2,3 milhões em recursos próprios.

O começo da execução do PAI foi anunciado na noite de ontem, dia 5, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que se reuniu com cerca de 500 moradores dos três bairros na Igreja Santa Maria Madalena, no Sinval Palmeira. As obras e serviços serão executados nas principais vias, preferencialmente as de barro ou que são corredores de tráfego do sistema de transporte público ou acessos a áreas densamente povoadas nas localidades.

Acompanhado pela secretária Sônia Fontes, titular da SIURB, secretários, vereadores, presidente da Câmara Erasmo Ávila e do pároco Tony Valério, o prefeito disse que são mais de 80 bairros, a maioria sem pavimentação. “Deus me deu a chance de governar a cidade endividada, há mais de 30 anos com atraso de encargos. Mas, trabalhamos firmemente e encontramos soluções para atender às necessidades do povo, inclusive com parcerias produtivas com os governos estadual e federal e cadastro limpo”, discursou.

Augusto também fez referência às dificuldades criadas pela pandemia do novo coronavírus e as consequências das chuvas e enchentes com mais problemas para a Prefeitura no 1º ano de governo. “Começamos com obras há um ano e meio, depois da dedicação de um quadro técnico o que nos permitiu anunciar as obras, como a urbanização de ruas desses três bairros”, disse.

Para o próximo ano, Augusto Castro falou da carteira de projetos, cujos financiamentos estão em execução ou autorizados, o mesmo em relação a obras, projetos e serviços. “Vamos inaugurar dois reservatórios com um novo sistema de água para zona oeste no Projeto Mais Água para a Cidade” , informou. “Vai ter água nas torneiras todos os dias, acabando com o sofrimento da população, o que inclui Urbis IV e Sinval Palmeira”, disse bastante aplaudido.

O prefeito revelou que Itabuna conseguiu inserir no Minha Casa Minha Vida do Governo Federal a construção de cerca 400 unidades habitacionais para o bem-estar das pessoas. Também falou sobre investimentos na área de saúde com a reabertura do CEMEPI, Maternidade Otaciana Pinto e dos hospitais Manoel Novaes e São Lucas. Citou a implantação do Hospital de Campanha na pandemia, com R$ 13 milhões de investimento em recursos próprios.

Ele se disse feliz com a entrega de dez novos leitos de UTI no Hospital de Base, que recebeu uma carreta de equipamentos de avançada tecnologia para salvar vidas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia. Ainda falou da instalação de 20 semáforos inteligentes, a partir de hoje e da licitação das obras e serviços de requalificação do Estádio Itabunão, cujas empresas serão anunciadas até o final do mês.

“São tantas notícias boas que temos. Cito, por exemplo, que no imóvel da Fundação SESP, no centro, depois de 60 anos, vamos dar a ordem de serviço do projeto de Centro de Referência da Mulher com recursos do Programa Mais Médicos e da Afya – Faculdades Santo Agostinho. Queremos que a mulher tenha atendimento integral a partir de meados do próximo ano. Também está incluído o atendimento à saúde mental”, finalizou.

Legenda: Prefeitura vai executar obras de urbanização do Programa Acelera Itabuna em mais três bairros -Fotos Pedro Augusto.