Moradores de Ferradas satisfeitos com a pavimentação do principal acesso ao bairro

Quem passa na Rua Frei Ludovico de Livorno, em Ferradas, pode observar que as principais vias do bairro receberam pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e agora dá melhores condições de mobilidade tanto para pedestres quanto para condutores de veículos automotores. A obra foi executada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e integra o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui.

A rua que homenageia o frade Capuchinho que fundou o aldeamento indígena em Ferradas, no século XIX, é a passagem dos moradores em direção às localidades do bairro, incluindo a Vila de Itamaracá e as escolas que tem do bairro. “Agora está ótimo. Antes, era muito buraco e quando chovia o local era tomado de lama”, disse a dona de casa Mariene Santos, que seguia levando sua filha para a escola.

O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que a empresa responsável pelas obras e serviços já fez a base, sub-base e recapeamento asfáltico. Agora, será executada a pintura para a sinalização das ruas beneficiadas. No entanto, a pavimentação no bairro já foi concluída.

“Terminamos obras de urbanização em Nova Ferradas, Nova Esperança, Fernando Gomes e Ferradas, além do acesso aos condôminos residenciais do Minha Casa Minha Vida, Jubiabá e Gabriela”, disse Sousa Lino. Ele informou que as obras e serviços no Nova Itabuna, Urbis IV, Sinval Palmeira e Campo Formoso, na zona oeste da cidade, onde serão investidos mais de R$ 4,3 milhões em recursos próprios.

O comerciante José Ambrósio dos Santos é morador da Rua Frei Ludovico. Ele lembrou que a rua tinha muita poeira e buracos. “A frente da casa de Jorge Amado, por exemplo, parecia uma piscina”, disse fazendo referência a uma casa onde o escritor teria passado parte de sua infância na vila onde nasceu. “Nós sofríamos muito aqui”, falou.

Já a atendente Neci Santos destacou que todo o entorno da Frei Ludovico estava degradado. Ela mora no Nova Esperança, mas passa todos os dias pela rua. “Isso pra nós é um presente de final de ano. Agradeço a Deus e ao prefeito Augusto Castro por ter se lembrado de nós. Agora, está sendo uma obra maravilhosa”, comemorou.