A Prefeitura de Itabuna reforçou durante toda a semana, os serviços de zeladoria e manutenção da cidade, que prossegue nesta sexta-feira, dia 15, com ações no centro e também nos bairros. A medida preventiva tem o objetivo de evitar o entupimento de bocas de lobos e bueiros e o consequente alagamento das vias.
A remoção de sujeira nos pontos mais críticos da cidade é feita periodicamente pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), mas os serviços foram intensificados nesta semana por conta da previsão do tempo apontar chuvas em Itabuna e região sul do Estado nos próximos dias.
Na área central da cidade, por exemplo, operários trabalharam no sacheamento (remoção da vegetação e de ervas daninhas que nascem ao longo das fissuras das calçadas) na Avenida do Cinquentenário, Rua Paulino Vieira e transversais, Rua Etelvina Miranda, Ponte Francisco Lacerda (que dá acesso ao São Caetano) dentre outras localidades.
Outras equipes também trabalharam na coleta dos resíduos da limpeza de ruas e poda de árvores. Na Alameda da Juventude e na Beira-Rio, esse trabalho resultou na retirada de várias caçambas de lixo e restos de vegetação.
Nesta sexta-feira, as equipes de roçagem de áreas públicas foram deslocadas para a Rua 4, no Jardim Primavera, Rotatória Tancredo Neves, no Banco Raso, e Travessa dos Vianas, no Fátima.
Nos últimos meses, a Prefeitura manteve ativo a limpeza de bueiros e dos canais de drenagem, recuperou os acessos para a zona rural de Ribeirão dos Cachorros (reconstrução de ponte) e Ribeirão Seco e Morumbi e pavimentou a entrada dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, com quase um quilômetro de extensão.
Além disso, intensificou a coleta seletiva e a educação ambiental. Neste ano, o Programa Recicla Itabuna coletou mais de 2.200 toneladas de material reciclável, evitando que sejam descartados em via pública ou carreados para bueiros e canais de drenagem.