Agentes de Combate às Endemias promovem ação solidaria no Natal ao doar sangue em Itabuna

Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde decidiram promover na semana de Natal uma ação solidária diferente daquelas que se realizam anualmente. Eles tiraram a manhã desta quinta-feira, dia 21, para fazer a doação no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A iniciativa deles foi liderada pela chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro. Ela disse que em paralelo a esta ação, os profissionais também farão doação de fraldas geriátricas à Fundação Doutor Baldoíno Azevedo, Lar dos Idosos. Anualmente os profissionais de combate às endemias beneficiam as instituições assistenciais de Itabuna.

“Estamos felizes por mais esta atitude voluntária de nossa equipe. É uma ação muito importante, principalmente porque o Banco de Sangue sempre enfrenta escassez de bolsas de sangue numa época em que muitas pessoas viajam e as doações caem. Mas, a doação por parte de novos voluntários é sempre bem-vinda”, reforçou.

Lucimar informou também que a equipe foi dividida. Agentes trabalham em várias partes da cidade, a exemplo dos bairros Jaçanã, Pontalzinho, Califórnia, dentre outros, enquanto um grupo compareceu ao Banco de Sangue.

Diariamente, o trabalho de campo consiste em visitas domiciliares para orientar os moradores a identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, além da inspeção de caixas d’água, calhas e qualquer vasilhame que possa acumular água dentro de casa ou nos quintais. Se houver necessidade, eles também fazem aplicação de larvicidas e inseticidas.

Em relação à doação de sangue, a chefe do Programa de Endemias lembrou que qualquer pessoa pode se tornar doadora, bastando estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos, ter dormido seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado.

“É muito simples, não dói e não agride a saúde. Ao contrário, só faz bem e pode salvar vidas”, disse Lucimar Ribeiro. “Para nós, muito mais do que uma simples doação de sangue, foi um ato de amor e solidariedade ao próximo”, complementou.