Prefeitura de Itabuna divulga balanço o avanço das ações na saúde em 2023

Em quase três anos de gestão, muitas foram as ações realizadas no município de Itabuna em diferentes áreas da Administração Municipal decorrentes do compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD). Na Saúde não foi diferente, onde sob o mote da qualidade no atendimento foram executados investimentos e melhorias especialmente na Atenção Primária, Média e Alta Complexidade.

Somente neste ano foram entregues seis postos de saúde requalificados, sendo cinco em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna e um com recursos próprios. Além disso, iniciou-se a construção, reforma e ampliação do novo Hospital de Base pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), em parceria com a Prefeitura de Itabuna, sendo já tendo sido entregue a primeira etapa com 10 novos leitos de CTI.

Também começou a execução das obras do novo posto de saúde do Bairro Vila Anália, também em parceria com o Governo do Estado, assim como a entrega da primeira etapa do Hospital São Lucas. A unidade estava fechada há cinco anos e foi contemplada com 27 leitos clínicos nesta primeira etapa. Ao todo, serão 121 leitos, sendo 53 de hemodiálise quando o projeto estiver concluído.

Além disso, este ano foi o ano dos mutirões, com o objetivo de reduzir a demanda dos pacientes e da população. Só na saúde houve o Mega Mutirão de Saúde com mais de 24 mil atendimentos; Mutirão de Odontologia, com quase 500 procedimentos; Mutirão da Mulher, com 1.000 pacientes atendidas; Mutirão de Mamografias em parceria com o Governo do Estado, com mais de 2 mil atendimentos.

O ano também foi marcado com a entrega do novo fardamento dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (ACS/ACES), implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), requalificação do PROSI/HIPERDIA, início da reforma do Centro de Controle de Zoonoses, implantação do Serviço de Ecocardiograma na Policlínica Municipal Dois de Julho, novas instalações para o CERPAT e CEPRON, além da promoção de seminários e capacitações aos servidores.

SAÚDE EM NÚMEROS

Em 2023, a gestão do prefeito Augusto Castro avançou também na oferta de alguns serviços a exemplo dos mais de um milhão de atendimentos para Itabuna e municípios pactuados pela Média e Alta Complexidade da Central de Regulação, sendo 947 mil só para o município, indicando um aumento de 3% em relação a 2022.

E ainda, 260 mil atendimentos na UPA Monte Cristo pelo Departamento MAC, mais de 78 mil atendimentos médicos nos postos de saúde da Atenção Primária, 466 mil tratamentos em reservatórios contra o Aedes aegypti pelo Departamento de Vigilância em Saúde, 300 mil prescrições e 200 mil atendimentos pela Assistência Farmacêutica, bem como aquisição de mais de 3 milhões em medicamentos. O relatório sumarizando as ações e os avanços na prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde foram encaminhados ao Gabinete do Prefeito Augusto Castro.