Itabuna resiste bem aos temporais de verão que resultaram em cerca de 50 milímetros de chuvas nas últimas horas, sem alagamentos, deslizamentos de terra ou graves ocorrências. A avaliação foi feita na manhã desta terça-feira, dia 23, pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, a limpeza e a manutenção preventiva de canais de drenagem, bocas de lobo e bueiros têm contribuído para a fluidez das águas pluviais sem o registro de alagamentos de residências ou de casas comerciais.
“Além disso, temos mobilizado equipes de operários de campo e maquinário para atuar em casos de emergência nas áreas centrais da cidade e bairros onde a situação de alagamentos era recorrente”, afirmou.
Na manhã desta terça-feira, por exemplo, as equipes atuaram em dois pontos da Avenida do Cinquentenário, na área comercial da cidade, e no canal de drenagem do São Caetano, onde havia acúmulo de lixo, entulhos e de vegetação. Aliás, o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, fez um novo apelo à cooperação da população para que os canais permaneçam limpos.
“A Prefeitura tem feito, periodicamente, a limpeza dos canais, mas a população insiste em descartar móveis usados, restos de construção e até animais mortos causando risco de alagamento por obstrução das vias pluviais”, comentou. Segundo ele, quem mais sofre em situações como a descrita, são as próprias pessoas ou seus vizinhos e parentes.
Legenda: Limpeza do canal de drenagem do São Caetano na manhã desta terça-feira – Fotos Hélio Fonseca
Legenda: Lixo e entulhos descartados nos canais do Califórnia, Fátima, Vila Anália e Sarinha Alcântara – Fotos Ascom.