Prefeitura de Itabuna doa 50 mil alevinos de tilápias aos agricultores familiares em parceria com a Bahia Pesca

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), em parceria com a Bahia Pesca, distribuiu na manhã desta quinta-feira, dia 1º, para representantes de 12 associações de agricultores familiares um total de 50 mil alevinos de tilápias. O projeto visa à diversificação das atividades agropecuárias nas propriedades com a produção de peixes para garantir a segurança alimentar e ampliar a renda com a venda do excedente.

O titular da SEAGRIMA, secretário Moacir Smith Lima, disse que a partir da criação de alevinos os pequenos produtores da agricultura familiar poderão ampliar ainda mais a sua renda e recordou que há dois anos o município contou com o suporte da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) que dou 80 mil alevinos de tambaquis. “Tivemos uma boa experiência, com as propriedades podem efetuar a despesca em seis meses com resultados animadores”, disse.

O secretário Moacir Smith Lima disse ainda que o prefeito Augusto Castro (PSD) tem acompanhado as ações executadas em benefício da agricultura familiar nos últimos três anos com elevado índice de aproveitamento na distribuição de mudas de frutíferas, essências florestais e sementes de feijão e do tradicional milho nos festejos de São José.

Os 50 mil alevinos de tilápias integram o pedido de 100 mil apresentados ao Governo do Estado, por meio da Bahia Pesca, em setembro do ano passado, e vão povoar tanques e aguadas de cerca de 90 agricultores familiares das 12 associações agora beneficiadas. Cada uma das propriedades receberá 500 alevinos para engorda e terá acompanhamento técnico dos extensionistas da SEAGRIMA e Bahia Pesca.

No encontro do ano passado, a ampliação da piscicultura entre os agricultores familiares foi discutida entre o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e o presidente da Bahia Pesca, Daniel Benício, em Salvador. O encontro contou com a presença do chefe de Gabinete da Agricultura de Itabuna, Marcelo Lisboa.