Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura orienta a população de Itabuna a reforçar o controle da dengue

Cuidado nunca é demais! Esse é o lema da equipe epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna que desde o ano passado vem orientando a população a reforçar os controles domésticos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Além disso, as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) vêm realizando diversas atividades de combate ao mosquito e de educação ambiental. De acordo com a coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, em janeiro passado foram registrados 10 casos de dengue e nenhum de zika vírus e chikungunya.

“Graças a Deus, estamos controlando as arboviroses, pois no mesmo período no ano passado estávamos com quase 200 casos de dengue no município” afirmou. Ela ressaltou que em 2023 as atividades desenvolvidas pelos agentes são voltadas para mutirões de limpeza nos bairros e pulverização nas ruas, seguidas de abordagens educativas nas residências.

A coordenadora evidenciou ainda que a participação da população é essencial para o sucesso do trabalho dos agentes no controle da proliferação do mosquito. O Ministério da Saúde informou que a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue acontece dentro de casa, que concentra 75% dos focos.

“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em pronunciamento pelo rádio e TV na noite de terça-feira, dia 6.

Nísia Trindade pede ainda que as pessoas recebam os agentes de endemias, que irão ajudar a eliminar os focos. “Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança”, finalizou.

Legenda: Agentes de Combate às Endemias (ACE) vêm realizando diversas atividades de combate ao mosquito e de educação ambiental. Fotos: arquivo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn