Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura alerta microempreendedores para a Declaração Anual de Rendimento

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprega e Renda (SICER), alerta os microempreendedores individuais (MEI) formalizados sobre a necessidade de entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional.
A declaração é obrigatória e deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha faturado durante o ano. O prazo para a entrega termina no dia 31 de maio.

A agente de Desenvolvimento ao Microempreendedor da SICER, Priscila Nascimento, informou que a declaração é gratuita e pode ser feita diretamente na Sala do Empreendedor no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, pelo Portal do Empreendedor (www.gov.br/mei) ou pelo número 0800 570 0800. O atendimento presencial é das 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.

Priscila lembrou que o microempreendedor individual que entregar a declaração fora do prazo ficará sujeito a multa que pode chegar até a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. Outro detalhe é sobre a declaração errada ou com erro de preenchimento, o que pode levar à restrição ou cancelamento do CNPJ, bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária.

“Uma declaração com erros compromete os benefícios previdenciários que inclusive podem ser bloqueados, além da inadimplência junto à Receita Federal”, afirma a agente de Desenvolvimento. Ela também frisou que a cobrança é feita pela Receita Federal e que a Prefeitura de Itabuna age como intermediadora com uma equipe técnica, que repassa informações e presta serviços gratuitos junto aos MEIs.

Para concluir, Priscila Nascimento informou que atualmente existem mais de 16 mil microempreendedores individuais formalizados em Itabuna e todos estão obrigados a fazer a Declaração Anual.

“É um compromisso importante junto à Receita Federal porque se um MEI precisar abrir uma conta em banco através do seu CNPJ é bom lembrar que as instituições financeiras solicitam comprovação de renda e a declaração serve como comprovante de imposto de renda da empresa”, finalizou.

 

Legenda: Agente de desenvolvimento da SICER, Priscila Nascimento – Foto arquivo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn