Prefeitura comemora ação contra a dengue hoje no São Pedro mesmo sob chuvas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Endemias da Secretaria de Municipal de Saúde, comemora os resultados do mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, causador das arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya no São Pedro. O pessoal do Subdistrito 771 do  Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde se concentrou a partir das 8 horas na Unidade Básica de Saúde Dr. Simon Fiterman, de onde saiu nesta sexta-feira, dia 23,para as visitas domiciliares.

Ao todo, 24 Agentes de Combate às Endemias, 4 supervisores de área e um geral percorreram todas as ruas do bairro onde existe 3.500 imóveis, dos quais 12% fechados que não puderam ser vistoriados. Para resolver esta questão do São Pedro e de outras localidades na mesma situação onde o mutirão já aconteceu, a Secretaria Municipal de Saúde está acionando a Procuradoria-Geral do Municipal para a adoção das medidas cabíveis à prevenção da dengue e demais arboviroses de acordo com a coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Ribeiro.

A força-tarefa também envolveu homens da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB)para o recolhimento de materiais no bota-fora, além da mobilização de colaboradores da empresa coletora de lixo Biosanear que disponibilizou um caminhão para a retirada do material dispensado na porta de casa pelos moradores. Além de combater eventuais focos de larvas do mosquito, com as ações de bloqueio em casas com suspeita de casos da dengue com pulverização costal de inseticida, a partir das 6 horas, também houve o combate à leptospirose com aplicação de raticidas.

Ela explicou ainda que o Subdistrito 771 é responsável por ações de combate às arboviroses nos bairros Pedro Jerônimo, São Pedro, Zizo e Conceição e que a cidade foi dividida em subdistritos para otimizar o trabalho dos agentes. Neste ano, Itabuna registra atualmente 15 de denegue confirmados e um de chikungunya números bastante inferiores do mesmo período do ano passado quando havia 315 casos de dengue confirmados e 123 de chikungunya.

Legenda: Mutirão contra a dengue no São Pedro teve pulverização de inseticida, bota-fora e ações educativas. Fotos: Ascom