Prefeitura inicia operação para substituir árvores danificadas pelo tempo em Itabuna

Neste domingo, dia 25, a partir das 6 horas, algumas equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) vão iniciar uma operação para a poda e supressão de árvores comprometidas devido à proliferação de cupins e brocas ou pela ação do tempo. A operação terá início na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, próximo ao Estádio Fernando Gomes de Oliveira (Fernandão), mas será estendida a outras localidades.

Serão retirados galhos secos, troncos com cavidades ocas e com fungos e insetos. Aquelas que apresentarem raízes expostas ou inclinações elevadas serão retiradas e substituídas. “Uma árvore comprometida, além de provocar danos a estruturas próximas também compromete a segurança pública”, afirmou o diretor do Departamento do Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alan Feitosa Alves.

A ação terá acompanhamento de agentes de trânsito e de fiscalização da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) que vão orientar o tráfego de veículos e de pessoas e fechar vias se necessário para agilizar o trabalho.

Alan explicou que uma árvore mesmo doente ou que ponha a segurança da comunidade em risco só poderá ser cortada se tiver autorização da Prefeitura que mantém um setor de meio ambiente. Ele também informa que na cidade devem ser plantadas árvores nativas da Mata Atlântica em ao que determina a Lei Municipal nº 2195/2011, que trata da Legislação Ambiental do Município.

Já o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pelegrini, reforçou a importância da operação que será lançada no fim de semana em Itabuna e vai ser executada durante todo o ano para garantir o equilíbrio e a convivência entre o ambiente natural e as necessidades humanas. Ele adiantou que, além de promover a saúde das árvores, a ação evitará danos em prédios próximos às árvores e nas vias públicas por onde trafegam pessoas e veículos.

O diretor lembrou também que a equipe de limpeza pública tem realizado serviços rotineiros como poda de árvores nas áreas urbanas. “A operação com o corte e o replantio, com a presença de técnicos ambientais da Prefeitura vem se somar às ações já desenvolvidas na cidade desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD)”, concluiu.

Legenda: Medida é necessária para garantir a segurança da população. Fotos: arquivo.