Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna cria Sala de Situação com Estratégias de Combate à Dengue na Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Itabuna está atenta à prevenção dos casos de dengue na cidade. Para ampliar o combate às arboviroses, a Vigilância em Saúde criou uma Sala de Situação com Estratégias de Combate, na segunda-feira, dia 26, que prevê um conjunto de ações que vão desde o combate a focos ao fluxo de atendimento.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que foram criadas estratégias, caso os números cresçam. Atualmente, há o registro de apenas 18 casos de arboviroses na cidade, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses disponível no site do Ministério da Saúde.

Os mutirões nos bairros e escolas com ações educativas, que já ocorrem toda semana, serão intensificados. “Os agentes estão atendendo denúncias, fazendo tratamento das áreas de foco, mas a população precisa ter consciência e evitar água parada em reservatórios de água no interior das residências e redobrar cuidados” alertou Maristella.

O fluxo de atendimento será em postos de saúde, hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas). Itabuna está com 1,5% de casos confirmados de dengue, de acordo o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti LIRAa.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde explica que em situações de análise clínica favorável à arbovirose, o exame é feito no laboratório Gil Nunesmaia, na Rua Rui Barbosa. Em seguida, o diagnóstico será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador. “Se o resultado for positivo, o paciente será acompanhado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro, ressaltou que mesmo em situação de baixo risco, os trabalhos para contenção das larvas do mosquito não param. Na sexta-feira, 1º de março, às 8 horas, será realizado o mutirão no Monte Cristo, com concentração na Base Comunitária da Polícia Militar.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn