A Prefeitura de Itabuna vai iniciar na sexta-feira, dia 1º, a partir das 10 horas, na rotatória do São Caetano, uma campanha contínua de ações pertinentes à conscientização da população sobre a importunação sexual. Para isso, nesta quarta-feira está sendo realizada a capacitação de servidores e agentes públicos sobre a temática, ministrada pela advogada e diretora de Média Complexidade da SEMPS, Larissa Moitinho, e a psicóloga Cristiane Almeida no auditório da SETTRAN.
A campanha “Importunação Sexual no Trânsito” será executada por meio de blitzen educativas que contarão com a participação das equipes das secretarias municipais de Promoção Social de Combate à Pobreza (SEMPS) e de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher de Itabuna (CRAM ITABUNA).
O intuito da capacitação é dotar os servidores e agentes de trânsito de conhecimentos acerca do tema, preparando-os para atuar no combate a esse crime no trânsito. E com isso, conscientizar e esclarecer a sociedade de como agir nos direcionamentos dos agentes agressores às autoridades competentes.
De acordo com o titular da SEMPS, Josué Brandão Júnior, a secretaria tem o desafio maior diante da sociedade. Para que haja maior cobertura e sucesso nas ações, a SEMPS conta com o apoio de outras secretarias municipais e entidades.
Ele ressalta também que com a proximidade da festa da Lavagem do Beco do Fuxico acelerou o processo de diálogos com os conselhos ligados à SEMPS em respeito aos cuidados e proteção às mulheres. “São vários esforços conjuntos no intuito de conscientizar as pessoas sobre o respeito e cuidado que devem ter com o gênero da mulher”, enfatizou.
A ação realizada pela Prefeitura de Itabuna segue as orientações da campanha de conscientização IMPORTUNAÇÃO SEXUAL É CRIME. No trânsito > RESPEITO é a nossa direção, do Governo do Estado, executada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
A ação objetiva propagar informações sobre o crime de importunação sexual, as formas de coibir suas práticas no trânsito, em vias públicas urbanas e rurais, bem como, seus publicizar os canais de denúncia.