Prefeitura já vacinou 340 crianças de Itabuna contra a dengue

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou contra a dengue 340 crianças de 10 e 11 anos como prescrito pelo Ministério da Saúde. Com a ação noturna de ontem, dia 5, na sede provisória da Rede de Frio na antiga base do SAMU-192, na Avenida das Nações Unidas, foram imunizadas 145 pacientes com as primeiras doses e a segunda vai ocorrer em um prazo de 3 meses.

Na quinta-feira passada, dia 29, outros 215 pré-adolescentes foram vacinados pela da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde no início da Campanha de Imunização contra a Dengue com uma ação na UNEX, na Praça José Bastos.

O objetivo da vacinação noturna é alcançar o público-alvo fora do horário de funcionamento das escolas e do comércio para que os responsáveis possam acompanhar as crianças sem prejuízo em suas rotinas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, alerta os pais e/ou responsáveis por pré-adolescentes. “Este é um grupo que tem sido muito acometido pela evolução mais grave da dengue e nós precisamos deixar esse alerta”, disse.

A documentação necessária para a imunização contra a dengue é RG, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina. É fundamental o acompanhamento de pais e tutores.

Na próxima semana, uma nova ação especial deve ocorrer, com a ampliação do público, incluindo a faixa etária para crianças de 10 a 14 anos, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

BOTA-FORA

Em paralelo, a Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde continua realizando mutirões às quintas e sextas-feiras nos bairros para erradicação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Nesta ação, há bota-fora de entulhos, móveis, eletrodomésticos e demais utensílios domésticos inservíveis ou sem uso, acondicionado em quintais e nas casas que, eventualmente, possam abrigar larvas do mosquito. O descarte deve ser feito entre 8 e 13h na porta ou calçadas dos domicílios.

Pela programação, nesta sexta-feira, dia 8, será no Sarinha Alcântara, com concentração a partir das 8 horas na praça do bairro. No dia 11, no Banco Raso; 14, no Conceição; 15, no Mangabinha; 21 e 22 de março, no São Caetano.

Legenda: Vacinação noturna na antiga base do SAMU-192 – Fotos Ascom