Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura intensifica coleta de pneus usados em ação preventiva de combate ao mosquito da dengue em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna esta realizando um trabalho intensivo de prevenção ao mosquito Aedes aegypti com a coleta de pneus usados em áreas baldias em borracharias e por meio de medidas educativas junto à população. Por isso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) estão nas ruas durante todo o dia.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção da população para o trabalho de diário de combate ao mosquito transmissor da dengue com vistorias por 10 minutos a cada semana em quintais e em reservatórios destampados que acumulem água no interior das residências.

“O envolvimento da população com o trabalho de prevenção e combate à dengue é muito importante. Nas escolas por meio de palestras e atividades lúdicas ensinamos às crianças como deve ser a ação preventiva na esperança de que cheguem a casa compartilhem com os pais”, afirma a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.

Ela explica que os ACS e ACE também atuam nas salas de espera das unidades básicas de saúde e nas igrejas para que a educação ambiental chegue a mais pessoas. Na tarde desta terça-feira, dia 12, e até sexta-feira, dia 15, as equipes vão atuar em toda a cidade no recolhimento de pneus e na orientação aos borracheiros.

Na segunda-feira, dia 11, os agentes se concentraram no mutirão no Banco Raso em parceria com as equipes da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da empresa concessionária Biosanear, inclusive com bota-fora.

De acordo com o supervisor de Combate às Endemias, Clodoaldo Santos de Oliveira, no local também foi realizado o recolhimento de 120 pneus descartados em local inadequado.

“Fiquei muito feliz com a receptividade do trabalho de prevenção à dengue que realizamos no Banco Raso. Esperamos que os moradores dos outros bairros possam contribuir também mantendo os quintais limpos, vasos de plantas com areia e as caixas de água sempre vedadas”, completou.

Segundo o supervisor Clodoaldo Oliveira, a força-tarefa continua durante todo semana com o recolhimento de pneus na cidade na ação em conformidade com a Campanha Estadual de Combate à Dengue do Governo do Estado.

A biomédica Jessica Vieira, responsável técnica pelo estudo das arboviroses em Itabuna, ressaltou a importância do trabalho dos ACS e ACE. “Diante dos casos notificados de dengue temos atuado bastante no município.

“Itabuna tem registrados 166 casos notificados para dengue, seis casos positivos químicos laboratorial e 15 por critério clínico epidemiológico”, alertou Jessica. O recolhimento de pneus segue nos seguintes locais: avenidas Juracy Magalhães, J. S. Pinheiro e Itajuípe e na Rua do Paty, no São Caetano.

 

 

Legenda: Prefeitura intensifica coleta de pneus usados em ação de combate ao mosquito da dengue em Itabuna -Fotos Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn