Prefeitura aplicou mais 267 doses em crianças contra a dengue em Itabuna

Em mais uma ação especial de vacinação contra a dengue foi realizada na noite de ontem, dia 13, pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua das Nações Unidas, antiga base do Samu-192, no centro. Começou às 16 e foi até as 20 horas com um total de 267 crianças e adolescentes imunizadas com a 1ª dose contra a dengue.

Os agora vacinados, na a faixa etária dos 10 aos 14 anos de idade, devem retornar no intervalo de três meses para a aplicação da 2ª dose, como preconizado pelo Ministério da Saúde.

A coordenação da Rede de Frio reitera que na próxima semana ocorrerá nova ação especial para contemplar este público-alvo, que é mais vulnerável à dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para fique atenta ao site e às redes sociais oficiais da Prefeitura de Itabuna, da Secretaria de Saúde e da Rede de Frio se por acaso necessitar de mais informações.

MUTIRÕES

Nesta sexta-feira, dia 15, o mutirão de combate a focos do mosquito da dengue acontece no Mangabinha, a partir das 6 horas com pulverização costal de inseticida e bota-fora de materiais inservíveis armazenados nos quintais, dentro das casas e terrenos baldios. Os moradores podem colocar utensílios, móveis e eletrodomésticos e toda a tralha na porta de casa para o recolhimento.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), além de educadores em Saúde, estarão nos domicílios para orientar as pessoas e as famílias como vistoria seu imóvel em apenas 10 minutos, a cada semana, para evitar o surgimento de fotos do Aedes aegypti.

Mas, a principal recomendação em vedar bem reservatórios de água e tanques, colocar areia nos vasos de plantas e limpar calhas, além de recolher tampinhas e garrafas PET de locais onde possam armazenar água. Ontem o mutirão foi realizado no Bairro da Conceição, também com bota-fora e remoção de lixo e entulhos.

Legenda: Até agora, já foram aplicadas mais de 700 doses de vacina contra a dengue em Itabuna – Foto Ascom