“A Educação Social, Cultural e Dialógica na Abordagem Freireana – Uma Prática Social” foi o tema de um Seminário de Formação Continuada para Educadores Sociais, promovido pela Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e Adolescente.

A ação da Coordenação Sócio Pedagógica da instituição, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itabuna e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A proposta do encontro foi garantir a efetivação do Projeto Político Pedagógico da Fundação Marimbeta, conforme destacou o presidente Warles Cruz. Ele contou que, além de atividades variadas e motivacionais, foram realizadas palestras sobre questões importantes que contribuirão para dinamizar e modernizar o ensino aprendizagem.

“Também vão permitir que o público-alvo (crianças e adolescentes) entenda a educação dialógica como um encontro de pessoas em busca de novos conhecimentos”, frisou.
Para o diretor-presidente da Fundação Marimbeta, a capacidade de estabelecer diálogos na educação ajuda a elevar o processo educacional a uma esfera libertadora para os educadores que integram as quatro unidades distribuídas em sítios.

“É preciso valorizar esses profissionais e demais envolvidos nessa relação para que os alunos tenham seu potencial de aprendizado estimulado, seja no ambiente escolar ou não”, complementou.

E para reforçar, o diretor-presidente diz que a promoção de uma nova aprendizagem permite que as escolas substituam o modelo tradicional por novas metodologias que sejam conectadas a um novo estilo de ensino-aprendizagem mais participativo.

MATRICULAS NO FINAL DE ABRIL

O diretor-presidente Warles Cruz adiantou que as matrículas para os alunos que desejarem fazer parte das unidades da Fundação Marimbeta serão abertas no final deste mês.

Neste ano, haverá novidade: o projeto “Horta Viva” a ser executado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A expectativa é de que sejam matriculados cerca de 600 alunos.

No momento, as unidades da Fundação Marimbeta passam por reforma completa em suas estruturas físicas. As obras do Sitio 1, no Bairro São Roque, já foram concluídas enquanto a do unidade 5, em Nova Ferradas, está em fase de conclusão.

As outras duas nos bairro Fonseca e São Pedro estão com os serviços adiantados, segundo Warles. “Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham ambientes seguros e apropriados, além de profissionais qualificados que lhe garantam um futuro promissor”, concluiu.

Legenda: Fundação Marimbeta promove seminário de formação para garantir qualidade do ensino-aprendizagem – Fotos Ascom