Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura realiza Mutirão de Combate ao mosquito Aedes aegypti chega ao Góes Calmon

O Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya, chega nesta quinta-feira, dia 4, entre 8 e 13 horas, ao Góes Calmon. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de operários de campo.

As ações, iniciadas hoje, dia 3, prevêem poda de galhos e árvores, roçagem e capina, remoção de entulhos e recolhimento de vasilhames, móveis usados e outros bens inservíveis acumulados em quintais e terrenos baldios, através de bota-fora com caminhões e máquinas do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Biosanear.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o mutirão inclui atividades de limpeza de áreas públicas, eliminação de pontos de água parada, que servem como criadouros do mosquito, além de piscinas. As ações educativas vão orientar os moradores do Góes Calmon, com 1903 habitantes (Censo IBGE 2022) sobre como manter os ambientes seguros e livres do Aedes aegypti.

A coordenadora pediu que os moradores do bairro sejam receptivos aos agentes que estarão uniformizados e portando crachás de identificação. “Esperamos que o Góes Calmon haja receptividade às ações do mutirão que visam exatamente combater focos do mosquito, embora a infestação esteja abaixo de 3% no bairro”, explicou Lucimar Ribeiro, que anuncia para a próxima semana o Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti nos bairros Nova Itabuna e Campo Formoso, na zona oeste da cidade.

 

Legendas: Mutirões contra o mosquito Aedes aegypti têm bota-fora, bastando colocar móveis e objetos inservíveis na porta de casa. Fotos: arquivo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn