Prefeitura busca alternativas para transformar Itabuna numa referência em sustentabilidade ambiental

Desde o ano passado que a Prefeitura de Itabuna vem investindo a formação em educação ambiental para os professores da Rede Municipal de Ensino a fim de que possam educar seus alunos sobre os cuidados com o meio ambiente. A proposta é transformá-los em agentes multiplicadores em casa e na comunidade, a partir da inserção do projeto de preservação ambiental no currículo escolar.

Desenvolvido há cerca de seis meses pelo Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal de Educação, o projeto conta com a parceria com das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e de Planejamento (SEPLAN) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
“Do ponto de vista da socialização do conhecimento, os resultados têm sido animadores”, frisou o diretor de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Mário Carvalho Júnior.

Ele informou que o projeto foi implantado inicialmente nas escolas Luiz Viana Filho e Professora Maria Raimunda Oliveira, no Santo Antônio; Santinha Tavares, na Vila de Mutuns; Everaldo Cardoso, no São Caetano, e Yolanda Pires, no Sítio da Fundação Marimbeta.

O diretor adianta que na próxima semana, o Departamento de Projetos promoverá uma oficina para que essas escolas possam apresentar um kit escolar, contendo atividades executadas na área de sustentabilidade ambiental, aos representantes das demais unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Mário frisou que cada uma das cinco escolas onde o projeto já foi implantado, trabalha de acordo com seu público-alvo. Ele destacou, por exemplo, a Escola Raimunda Oliveira com seu público infantil que se tornou uma referência em sustentabilidade ambiental.
A unidade inseriu o Componente Curricular de Ciências e desenvolve naturalmente projetos de preservação da natureza ambiental com aula prática de observação de paisagens naturais, dentro da realidade de seus alunos, “É um trabalho belíssimo que será apresentado aos demais professores no próximo encontro”, citou o diretor de projetos.

Segundo ele, o prefeito Augusto Castro (PSD) abraçou o projeto como também é um dos maiores incentivadores de ações que promovam movimento, envolvimento e sensibilização da comunidade nas questões socioambientais, através da educação.
“Vamos garantir não só a recuperação da natureza, mas também melhores condições ambientais e de qualidade de vida de Itabuna e da região Sul da Bahia”, assegurou.

Legenda: Prefeitura busca alternativas para transformar Itabuna referência em sustentabilidade ambiental – Fotos Ascom