Prefeitura e parceiros já recolheram mais de 1.500 toneladas de entulhos no bota-fora dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti em Itabuna

Mais de 1.500 toneladas de entulhos, em média, já foram recolhidas a cada mês no bota-fora dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti em 10 bairros da cidade pela Prefeitura de Itabuna e a Biosanear. Além disso, mensalmente são removidos na cidade cerca de 800 toneladas de volumosos (móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em desuso, colchões, etc.).

O balanço parcial foi apresentado na terça-feira, dia 2, durante encontro de representantes dos departamentos de Combate às Endemias e de Limpeza Pública, das secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), respectivamente, para avaliar a realização dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti.

No mês de março, as ações de educação ambiental, começando nas salas de espera das unidades de Saúde e visita em domicílio, foram realizadas nos bairros Santa Inês, Monte Cristo, São Pedro, Sarinha Alcântara, Banco Raso, Conceição, Mangabinha, São Caetano, Emmanuel Leão e Antique.

Houve a distribuição de folhetos educativos, inspeção de reservatórios pelas equipes de Combate às Endemias, tratamento focal e perifocal com a pulverização de inseticida e divulgação do horário da coleta de lixo com a execução do bota-fora, quando o morador deixa objetos inservíveis na porta de casa para recolhimento.

As ações foram executadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o apoio de técnicos das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Saúde, Gestão e Inovação, Educação, Transportes e Trânsito com o suporte da Biosanear e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Além de recolher volumosos, a SIURB fez a limpeza de canais de drenagem, roçagem, poda e tapa-buracos, além da recuperação da iluminação pública. Já à FICC, coube a realização de teatro infantil nas escolas com o tema: “Cidade Limpa é a que menos se suja”.

Para o mês de abril, sempre às quintas-feiras, as ações dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti se iniciam hoje pelo Góes Calmon. Na próxima quinta-feira, dia 11, acontece no Nova Itabuna e Campo Formoso. No dia 17, no Urbis IV, Morumbi e Brasil Novo; dia 24, no Jaçanã e no dia 30, no Santo Antônio.

Legenda: Mais de 1.500 toneladas de entulhos, em média, já foram recolhidas a cada mês no bota-fora dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti em Itabuna – Fotos arquivo.