Prefeitura de Itabuna intensifica ações de limpeza pública e mutirões para reforçar o combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, segue reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. São executados mutirões e serviços rotineiros de limpeza.

De acordo com informações da Coordenação de Endemias, até ontem, dia 8, foram registrados no município 107 casos de dengue, 18 de chikungunya e um de zika vírus.

Nesta terça-feira, as equipes do Departamento de Limpeza Pública fazem roçagem de áreas nos bairros Corbiniano Freire, Pau Caído e Zizo, canal de drenagem do Califórnia, Largo da Prefeitura/Banco Raso e coleta de lixo e resíduos da limpeza na Beira Rio, Bairro Lomanto e no centro.

Nesta quinta-feira, dia 11, foi programado para o Campo Formoso e Nova Itabuna, o Mutirão de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, inclusive com bota-fora de coisas inservíveis armazenadas nas casas e quintais. Já no dia 17, será a vez do Mutirão no Urbis IV e no Morumbi.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, ressaltou a importância de ações conjuntas entre as secretarias municipais e a comunidade para sucesso no trabalho. “As pessoas devem descartar o lixo acondicionado em sacolas na porta de casa para o recolhimento dos caminhões compactadores. Jamais devem usar terrenos baldios e áreas públicas”, orientou.

A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, citou como uma ação importante a fiscalização de quintais e casas pelo menos 10 minutos por semana, o que deve tornar-se um hábito de todo cidadão. Ela chama a atenção para o fato de que recipientes sem tampa ou vedação podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.

Ribeiro também falou da importância de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e a de seus familiares e amigos contra o mosquito. Entre as ações: eliminar a água dos vasos de plantas; vedar totalmente a tampa das caixas d’água, galões, tonéis, poços e latões; guardar as garrafas sempre de boca para baixo; manter as calhas sempre limpas para evitar o acúmulo de água e, caso tenha piscina na residência, tratar a água com cloro e limpar uma vez por semana.

Legenda: Prefeitura de Itabuna intensifica ações de limpeza pública e mutirões para o combate ao Aedes aegypti – Fotos Ascom