Itabuna viaja na contramão da crise do sistema de transporte público na Bahia

A crise no sistema de transporte coletivo que afeta as principais cidades da Bahia, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e outras, chegou à região metropolitana da capital baiana. Duas empresas que transportam mais de 3 milhões de passageiros por mês, em cinco cidades da área anunciaram a suspensão da prestação de serviços, inclusive cumprindo o aviso prévio de 1.520 rodoviários.

Em Itabuna, no sul do estado, o sistema de transporte público também enfrentou uma grave crise Entre os anos de 2019 e 2020, a cidade chegou a ficar 11 meses sem serviço de transporte coletivo. Desde janeiro de 2021, a empresa Atlântico Transportes, mediante contrato emergencial, passou a operar o transporte público do município. Em maio de 2023, através de processo licitatório tornou-se vencedora da Concorrência Pública aberta pela Prefeitura.

Nos próximos dias, atendendo a uma das normas do edital, a Atlântico Transportes fará a renovação de sua frota em 60%. Estarão chegando na cidade 35 novos ônibus que serão integrados aos principais itinerários do sistema de transporte público.

Os novos veículos contam com três portas, acessibilidade, ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. Os ônibus já tiveram finalizados os serviços de pintura padronizada e logomarca da Prefeitura na cidade paulista de Botucatu.

“Itabuna está indo na contramão da crise que afeta o transporte público no Brasil. Os usuários do sistema passarão a contar ainda este mês, com ônibus novos e modernos para proporcionar conforto e segurança a todos”, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD).

Os novos ônibus substituirão os mais antigos, atendendo às diretrizes que constam no edital do processo licitatório, realizado no ano passado, que determina que a frota de veículos tenha no mínimo sete anos de fabricados.

Legenda: Itabuna investe na melhoria da qualidade do serviço do transporte público. Foto: arquivo.