Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemora o sucesso do mutirão “Saúde Mais Perto”, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), que em dois dias prestou quase 10 mil atendimentos a pessoas da cidade que necessitavam de consultas, exames e procedimentos médicos.

Realça a organização das filas, a rapidez no atendimento e excelência das equipes de recepção, encaminhamento, atendentes e técnicos de Enfermagem, enfermeiros, médicos e pessoal de laboratório, cujo profissionalismo, acolhimento e atenção, permitiu o excelente fluxo de pacientes às carretas, onde funcionaram na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, consultórios e laboratórios. A todos o reconhecimento da Administração Municipal.

Todavia, lamenta a exploração política desnecessária, com repercussão nas redes sociais e em mídias, de um incidente envolvendo uma jovem mulher, que descontrolada, agrediu um prestador de serviço contratado pela organização do mutirão, que em reação se defendeu. O lamentável fato aconteceu quando estava em curso os últimos atendimentos e mereceu repúdio de pessoas presentes e demais prestadores e da coordenação. A agressora estava sendo contida por ter mordido outra mulher a quem agrediu com uma paulada e também mordido o coordenador do mutirão.

A violência deve ser combatida em todas as suas formas, principalmente quando envolver pessoas em desequilíbrio psicológico que não têm noção de suas ações. Mesmo sob estresse, essas pessoas devem receber carinho e atenção e não apupos e estímulos às suas reações violentas quando eventualmente contrariadas. Afinal, a saúde mental também é um bem que merece ser preservado e acautelado, a exemplo da saúde física e dos agravos à saúde.

Itabuna, 12 de abril de 2020

Secretaria Municipal de Saúde

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn