Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura e Governo do Estado mantém expectativa de fechar 10 mil atendimentos no 2º dia de Mutirão Saúde Mais Perto em Itabuna

 

Com alta demanda pelos serviços oferecidos, o Mutirão de “Saúde Mais Perto”, realizado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrou no seu 2º e último dia com a expectativa de chegar a 10 mil atendimentos, incluindo cirurgias.

O coordenador do Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, explicou que as cirurgias de catarata, por exemplo, serão realizadas desta sexta-feira, dia 12, até domingo, dia 14, na Maternidade Otaciana Pinto.

“O mutirão tem alguns desdobramentos, como por exemplo, a realização das cirurgias de catarata e a entrega de resultado de alguns exames, como por exemplo, o Preventivo que será entregue pela Secretaria Municipal de Saúde num prazo de 40 dias”, relatou.

O coordenador ainda explicou que “se porventura uma paciente tiver alguma alteração no exame do colo do útero, antes de entregar o resultado nós fazemos um levantamento e encaminharemos esta paciente para o Hospital da Mulher”. Já para os exames de laboratório o prazo é de 72 horas, sendo que o paciente já sai do Mutirão com login e senha de acesso para receber via internet da empresa responsável pelo procedimento.
Para o coordenador do mutirão, em Itabuna, todas as expectativas foram superadas no primeiro dia, quando cerca de quatro mil pessoas foram atendidas. Nesta sexta-feira, a demanda segue intensa, com poucas filas. Os serviços mais procurados são para profissionais das áreas de oftalmologia, odontologia e emissão de documentos por meio do SAC Móvel.

Para consultas oftalmológicas, foram distribuídas 1.000 senhas, serviços odontológicos 350 e para a aemissão de documentos 300 senhas por dia. Desses atendimentos, alertou Edvaldo Gomes, não há mais vagas para serviços odontológicos e emissão de documentos. “Para os demais procedimentos, basta ao interessado se dirigir ao local de atendimento até as 17 horas que liberamos acesso”, informou.

Além dos serviços de saúde e emissão de documentos, as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), também participaram com alguns serviços.

Por exemplo, um grupo de alunas da Escola Profissionalizantes Maria de Lourdes Monteiro esteve com serviços de manicure e cortes de cabelo. A dona de casa Suely Souza Batista, moradora do Nova Itabuna, levou a filha Eduarda para fazer as unhas. “Minha filha aproveitou e gostou muito”, disse.

 

 

Legendas: 1. a 5. Prefeitura e Governo do Estado mantém expectativa de fechar 10 mil atendimentos no Mutirão Saúde Mais Perto em Itabuna. 6. Coordenador do Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes – Fotos Pedro Augusto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn