Prefeito Augusto acompanha presidente da EMASA na montagem do reservatório do Mais Água no Novo Lomanto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, acompanharam na tarde de ontem, dia 17, as obras de montagem do reservatório do Projeto Mais Água para a Cidade, que está sendo erguido no Bairro Novo Lomanto, com capacidade de armazenar 3 milhões de litros d’água.

O prefeito destacou a importância do projeto e a moderna tecnologia empregada na instalação do reservatório. “Esse é o maior investimento da Prefeitura em conjunto com a EMASA e o apoio do Governo do Estado, no abastecimento de água da cidade. São dois grandes reservatórios que armazenarão 8 milhões de litros d’água. Aqui está sendo empregada tecnologia de ponta e o projeto é de relevância para o desenvolvimento e o bem-estar da nossa gente”, disse Augusto Castro.

Ainda de acordo com o prefeito, o Mais Água foi concebido para resolver um problema crônico de abastecimento de Itabuna. “Há décadas a cidade sofre com o fornecimento irregular de água, com graves problemas para a população. Encaramos esse grande desafio de resolver esse gargalo no sistema hídrico do município e estamos avançando”, disse o prefeito Augusto Castro.

Para o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, o Projeto Mais Água para a Cidade é uma obra que vai marcar a gestão do prefeito Augusto Castro. “Os reservatórios contarão com sistema de monitoramento, onde as informações, a exemplo de quantidade de água armazenada e nível de pressão, serão acompanhados em tempo real. Com a conclusão do Mais Água, os bairros das zonas sul, leste e oeste de Itabuna passarão a ter água todos os dias e isso será um marco para a cidade”, destacou Mendes Filho.

O encarregado da empresa responsável pela montagem dos reservatórios, João Vicente Nonato afirmou que as chuvas dos últimos dias, atrasaram as obras e serviços de instalação do tanque do Novo Lomanto. “O tempo chuvoso atrapalhou o desenvolvimento do serviço, porque trabalhamos com alta voltagem elétrica e qualquer chuva impossibilita o andamento dos trabalhos”, afirmou Nonato.

CINCO MILHÕES DE LITROS

Na tarde de quarta-feira, dia 17, os equipamentos para a montagem do reservatório que será instalado no Loteamento Jardim Cordier, no Bairro Novo Lomanto, chegaram à cidade. Nas primeiras horas desta quinta-feira, dia 18, foi montada uma operação com o apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) para o transporte da carga até o local de instalação.

O Projeto Mais Água para a Cidade beneficiará pouco mais de 140 mil pessoas, pondo fim ao abastecimento intermitente, realizado através do sistema de manobras, uma espécie de rodízio no abastecimento de água. Com a conclusão das obras, a população dos bairros das regiões do São Caetano, Conceição e Lomanto terão água todos os dias nos reservatórios e torneiras de casa.