A Secretaria Municipal de Saúde representou Itabuna na Mostra COSEMS-BA aqui tem SUS que foi realizada em Salvador, no dia 17. O evento promovido pelo Conselho de Secretários Municipais da Bahia (COSEMS-BA) na etapa de seleção, tem por objetivo valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios baianos e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos.

Neste ano, na etapa de seleção estadual do COSEMS- BA, Itabuna foi um dos 22 municípios selecionados pela banca examinadora, dentre 143 trabalhos apresentados na Escola de Saúde Pública, em Salvador, para levar a experiência para a etapa nacional que este ano acontece Porto Alegre, no XXXVIII Congresso CONASEMS.

A experiência exitosa selecionada que representará o município de Itabuna foi a de autoria da enfermeira e diretora da Atenção Primária, Dayse Batista. Com o título “Consultório na rua – saúde com.cultura – os primeiro passos para uma longa história”, o projeto apresenta a implantação de equipe de Consultório na Rua e as primeiras atividades de assistência a essa população específica e de maior vulnerabilidade.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, parabenizou os projetos inscritos, em especial, ao projeto selecionado de Itabuna . “Seu sucesso não se restringe apenas ao cuidado em saúde, mas em levar dignidade, alegria e cultura a essa população, fato que levou essa experiência a ser destaque”, afirmou.

Pelo terceiro ano consecutivo, Itabuna é um dos municípios selecionados para expor sua experiência nacionalmente, se destacando como cidade que possui trabalhos inovadores e efetivos na área do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros trabalhos apresentados da Atenção Primária e Média e Alta Complexidade também se destacaram, mas um dos critérios da seleção restringia a escolha de apenas uma apresentação de cada município, ficando o trabalho de autoria de Dayse, selecionado com uma das maiores notas da Mostra.

A etapa nacional, a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS vai acontecer durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) no período de 30 de junho a 3 de julho em Porto Alegre (RS).

Legendas:1. Secretaria Municipal de Saúde representa Itabuna na Mostra COSEMS-BA aqui tem SUS. 2. Diretora da Atenção Primária, Dayse Batista, tee projeto aprovado na Mostra COSEMS-BA – Fotos Ascom