Uma ação em referência ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
O evento teve como público-alvo os colaboradores da instituição e foi promovido pelos alunos do 9º ano do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera que fazem Estágio Supervisionado na unidade hospitalar.
O objetivo foi incentivá-los nos cuidados com a saúde e informações importantes sobre a hipertensão como: sintomas, causas da doença e formas de prevenção. Durante a ação, os estudantes utilizaram placas com a frase “Um minuto para a sua saúde!” para abordar os funcionários que passavam pelo local.
De acordo com Islane Santana, enfermeira preceptora dos estudantes, a hipertensão é uma doença de alta relevância que aumenta a mortalidade, a morbidade, sendo considerada um problema de saúde mundial.”É uma doença crônica que requer atenção, mas possui controle e tratamento”, declarou.
A hipertensão arterial (pressão alta) é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O consumo excessivo de sal, álcool, sedentarismo e tabagismo são algumas das causas da doença. Os sintomas mais comuns são: cefaléia, tontura, fadiga, dores no peito e sangramento nasal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerada hipertensa a pessoa com pressão maior ou igual a 14×9. Contudo, classifica como pré-hipertenso o indivíduo com pressão máxima entre 13 e 13,9 e mínima entre 8,5 e 8,9. A pressão ideal agora é a que registra números abaixo de 12 por 8. Já os níveis entre 12 e 12,9 e 8 e 8,4 são consideradas normais, mas não ótimas, sendo necessário iniciar o controle.
O supervisor médico e cirurgião cardiovascular do Hospital de Base, Fernando Alves Jr., elogiou a ação e comentou que a hipertensão pode levar a complicações como AVC, infarto, insuficiência renal e alterações na visão. “Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer visitas periódicas ao médico, são a melhor forma de prevenção. Pessoas hipertensas devem seguir a rotina acima e fazer uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, finalizou.
Legendas: 1. Estudantes da Faculdade Anhanguera em ação de prevenção à hipertensão no Hospital de Base. Enfermeira preceptora da turma de enfermagem da Anhanguera, Islane Santana(esq.) Fotos Ascom