Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna. O evento, realizado no mês de conscientização sobre o autismo, aconteceu nos dias 22 e 23, no auditório da AFYA.

Com ampla programação, o Congresso destacou a importância do compartilhamento de conhecimentos e compromisso com a saúde mental, bem como o comprometimento com o avanço científico e bem-estar social.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, prestigiou o evento que contou com palestrantes locais e também de reconhecimento nacional. O diretor-geral da AFYA Itabuna, Luciano Tourinho, fez questão de ressaltar que o Congresso não teve apenas o objetivo de contribuir para o avanço científico, mas também para o fortalecimento da comunidade acadêmica.

“Ao longo desses dias, testemunhamos o compartilhamento de idéias, a construção de novos conhecimentos e, acima de tudo, o comprometimento de cada um em fazer a diferença na psiquiatria e na neurologia. Que possamos levar adiante o que aprendemos e, sobretudo, colaborar na promoção da saúde mental e o bem-estar em nossa comunidade”, disse.

Mesas redondas fizeram parte da programação e contaram com a presença da coordenadora do curso de medicina da AFYA Mércia Margotto, do responsável pela Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXIII) Pedro Campos e da docente e pós-graduada em transtorno do espectro autista Thatiana Paz.

Dentre os temas abordados estiveram “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas diferentes abordagens”, com o médico Raphael Rangel Almeida e “Transtorno do Espectro Autista”, com a médica Thatiana Paz da Silva.

Ainda “O Autismo na Visão de um Autista” por Arlete Boing Petry e Marcos Petry que trouxeram uma perspectiva única sobre o autismo. A programação também contou com um momento cultural que ficou sob a responsabilidade do Studio Raul Estrela.

Também teve palestra sobre “Distúrbios motores, abordando movimentos atípicos na criança e no adolescente” com o médico Marcelo Masruha. Para a temática “Novos tratamentos em psiquiatria”, a palestrante foi a médica Ana Paula Rios Rodrigues; e “Hidrocefalia na infância e a importância do diagnóstico precoce”, com o médico Fernando dos Anjos Schmitz e “Espiritualidade e saúde menta””, com o doutor Lindomar Coutinho da Silva.

“Novidades nos tratamentos dos quadros demenciais”, ficou sob a responsabilidade do médico Antônio Fernando Ribeiro Silva e “Saúde mental e bem-estar: o que posso fazer por mim?”, com a psicóloga Christiane Vanessa de Oliveira. Já o médico Gentil Neto fez uma explanação sobre “Intervenções da Psiquiatria moderna”. Para encerrar, foi feita uma premiação dos melhores trabalhos científicos, reconhecendo o mérito dos alunos pesquisadores e estimulando a produção científica na área.

 

Legenda: Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia – Fotos Ascom

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn