A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a oferta de vacina contra o vírus Influenza (gripe) a partir de hoje, dia 2, alcançando toda a população não vacinada dos seis meses de idade, a depender da situação epidemiológica nos territórios e do estoque de vacinas. A medida é em cumprimento à determinação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
O Ministério recomendou que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
“A vacina é extremamente importante pelo fato de o vírus ser mutante e a cada ano ser necessária a renovação do anticorpo para combatê-lo”, afirma a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito.
“Desde a manhã de hoje, todas as unidades de saúde estão abertas para acolher o público e liberar a vacina a pessoas de quaisquer idades, acima dos seis meses de idade”, acrescentou. Ela disse ainda que a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber sua dose.
A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que a vacina combate a Influenza comum e as cepas do H1N1 e H3N2. “Por isso, é importante o alerta de que as pessoas têm de se vacinar todos os anos contra o vírus da gripe”.
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.