Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeito Augusto Castro busca ampliar a melhoria na infraestrutura em saneamento no Califórnia e Nova Califórnia

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, estiveram na manhã de hoje, dia 8, visitando uma área no Bairro Nova Califórnia, próximo à Comunidade Terapêutica Renascer, que necessita de melhoria na infraestrutura de saneamento básico. Eles estiveram acompanhados de representantes da comunidade e de técnicos da empresa de águas e esgoto.

O prefeito solicitou que a EMASA realize estudos que busque o melhor meio de solucionar o problema apresentado pelas lideranças locais.

De acordo com o prefeito Augusto Castro, as comunidades do Califórnia e Nova Califórnia já foram atendidas com as obras e serviços do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, quando as redes de água e esgoto de diversas vias foram revisadas, algumas expandidas pela EMASA e receberam pavimentação asfáltica.

“Temos uma atenção especial com os moradores do Califórnia e Nova Califórnia que durante muito tempo não receberam a devida atenção do poder público. Além das ações do PAI, pretendemos investir na melhoria da infraestrutura do saneamento para beneficiar os moradores das ruas Júlio Santos e Santa Maria”, afirmou o prefeito Augusto Castro.

O presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, se comprometeu em realizar os estudos para serem apresentados ao prefeito. “No decorrer da semana, vamos efetuar todos os detalhamentos para que sejam avaliados pelo prefeito Augusto Castro”, disse Mendes Filho.

OBRAS DO PAC

Paralisadas desde 2010, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para implantação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros Califórnia e Nova Califórnia serão relicitadas depois de a Caixa Econômica Federal (CEF), aprovar os projetos de retomada das obras.

“Depois de apresentar ao Governo Federal os projeto do PAC I, que estavam paralisados, o prefeito Augusto Castro fez gestões junto ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. O projeto foi aprovado e a retomada das obras de esgotamento sanitário para os dois bairros vão beneficiar cerca de oito mil pessoas após sua conclusão”, revelou o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho.

Na vista de hoje, o prefeito Augusto Castro lembrou que, além da retomada das obras do PAC I, o governo municipal também busca retomar outros empreendimentos do Governo Federal que estão paralisados desde a última década em Itabuna.

“Também apresentamos projetos do PAC II para as obras de saneamento básico que atenderão outros bairros da cidade. Estamos pleiteando junto aos ministérios em Brasília a retomada dessas obras fundamentais, que ampliarão a captação e tratamento de esgoto de Itabuna”, salientou Castro.

As obras do PAC para os dois bairros da Zona Norte da cidade, incluem a conclusão da implantação de 5,4 quilômetros de redes de esgotamento sanitário e a finalização da construção das Estações Elevatórias (EEE) e Tratamento de Esgoto (ETE).

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn