Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Projeto “Alimento e Vida” da Prefeitura de Itabuna capacita profissionais de supermercados que manipulam alimentos

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde, está desenvolvendo o Projeto “Alimento e Vida” com o objetivo de monitorar e capacitar os profissionais que trabalham em supermercados com a manipulação de alimentos. A inclusão das Boas Práticas em Manipulação de Alimentos (BPMA) é fundamental para a prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

Com a capacitação, os estabelecimentos comerciais dos segmentos de supermercado, hipermercados e afins oferecem aos consumidores produtos de qualidade e seguros para o consumo humano. A VISA segue em parceria com esse setor comercial, buscando acompanhar, fiscalizar e orientar enquanto executa o projeto.

Serão oferecidos Cursos de Capacitação em Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com participação de várias entidades: UNEX, PROCON e SENAR dentre outras instituições. A oferta das vagas será através dos quatro Módulos de Saúde em que está dividida área geográfica do município com abrangência sobre as unidades de saúde.

Inicialmente o projeto realizou na quarta-feira, dia 22, na UNEX (antiga FTC) a 1ª Turma da Capacitação, com a participação de representantes de vários estabelecimentos da área de supermercados. A presença desse importante setor da economia de Itabuna foi relevante no evento demonstrando o compromisso e seriedade na melhoria da oferta de produtos que assegurem a qualidade dos alimentos, contribuindo para a prevenção de DTAs.

O Departamento de Vigilância em Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária, parabenizou e agradeceu a participação de profissionais dos Supermercados Cacau, Meira, Tropical, Compre Aqui, Enzo e Compre Mais na certeza de que a parceria a cada dia se fortalece.

A próxima etapa do Projeto “Alimento e Vida” contemplará os outros supermercados não incluídos nesse momento. Outro eixo do Projeto é a conscientização da população quanto ao consumo de produtos com data de validade adequada e em condições próprias para o consumo humano. “Há nesse sentido, um esforço coletivo para assegurar alimentação adequada para a qualidade de vida dos itabunenses”, disse  a coordenadora da VISA, Antônia Iêda Lomes da Silva.

 

 

Legenda: Prefeitura de Itabuna desenvolveo Projeto “Alimento e Vida” para pessoal de supermercados – Fotos Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn