Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeito Augusto Castro participa da 1ª Lavagem Cultural Movimento de Zumbi em celebração à cultura e à resistência do povo negro

 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prestigiou a 1ª Lavagem Cultural Movimento de Zumbi em celebração à cultura e à resistência do povo negro no Na tarde de sábado, dia 25, na Avenida Princesa Isabel, proximidades do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

O evento foi aberto à participação popular e também teve a participação dos secretários municipais de Governo, Rosivaldo Pinheiro, Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo, convidados e de pessoas que transitavam pela via e se integraram.

Organizado pelo Movimento Beleza Negra Itabuna, ONG Grapiúna e Blog Seja Ilimitado, com Walmir do Carmo, Joanes, Gracie Kelly e Andreyver Lima, como os responsáveis, a programação contou com ainda cm a apresentação do grupo cultural do babalorixá Pai Gildo e suas baianas estilizadas.

Houve o plantio de dendezeiros, palmácea cujo símbolo está ligado à história do líder negro Zumbi dos Palmares e ao monumento negro.

Também participaram a Associação de Artesanato Artes na Praça, os poetas Aldo Bastos, Walmir do Carmo, Disleidia Oliveira, Gabriel Xavier, Ulisses Prudente, Walter, Lucas Oliveira, Naldo e os músicos Adilson Nascimento, Non Moreira e Carlos Santal.

Na sua fala, o prefeito Augusto Castro destacou a importância do evento. “Agradeço iniciativa desse movimento cultural. Atualmente, temos em Itabuna grandes grupos e movimentos culturais. Itabuna tem resistência, cultura, preservação e da memória de que trata esse movimento fundamental para que a população tenha conhecimento e saiba do significado de quem foi Zumbi dos Palmares, pois a cultura não é só evento, é fomento, história e luta”, disse.

“Vamos colocar essa data no Calendário de Eventos da cidade. É preciso acrescentar essa iniciativa à tradição e esse movimento representa muito para a gente, já que esse espaço é o espaço do povo”, assinalou o prefeito.

Para Walmir do Carmo, um dos organizadores do evento, a 1ª Lavagem Cultural atendeu às expectativas. “Agradeço ao prefeito Augusto Castro e aos secretários municipais pela presença. Apesar das dificuldades, digo que o evento cumpriu as expectativas. Espera-se que no próximo ano, o projeto receba o apoio devido do empresariado”, concluiu.

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn