Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Dia Mundial do Meio Ambiente em Itabuna teve plantio de árvores por crianças em escolas municipais

O Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo comemorado em grande estilo em Itabuna. Na manhã desta quarta-feira, dia 5, uma das atividades da programação foi o plantio de mudas de “Ipê de Jardim” com a participação de técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e do secretário Moacir Smith Lima, professores e a turminha infantil da Escola Municipal São Paulo da Cruz.

A unidade escolar funciona no antigo Convento dos Padres Passionistas, na Rua Santa Clara, nº 200, Alto da Lua, no Mangabinha. Na instituição de ensino de educação básica há o funcionamento apenas da etapa de formação de Educação Infantil.

Além disso, o plantio de frutíferas e essências florestais como ação da Semana do Meio Ambiente acontece também no CAIC Jorge Amado, no Jardim Primavera, IMEAM, no Alto Mirante, e Educandário Isa de Oliveira Brito, no Banco Raso.

Após o plantio do Ipê de Jardim, o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e as educadoras ambientais Alana Couto e Raquel Carvalho falaram para os estudantes mirins sobre o Dia do Meio Ambiente e sobre a importância de cada pessoa cuidar das plantas e dos jardins e evitar jogar lixo no rio e lagos e no meio ambiente.

“Vocês podem ajudar a tomar conta do meio ambiente, ensinando os papais, mamães e seus amiguinhos a cuidarem também da natureza para termos uma cidade bonita e todos com saúde”, disse uma das educadoras.

Para o secretário Moacir Smith Lima, a proposta de trabalhar com as crianças temas relevantes como a preservação ambiental é extremamente importante porque são agentes multiplicadores de informações seja em casa ou com seus amiguinhos. Ele lembrou que as ações desenvolvidas na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) incluiu a desativação a quatro anos do lixão a céu aberto e a profissionalização dos catadores em agentes ambientais.

“Criança tem facilidade de transmitir tudo o que aprendeu, principalmente na escola”, reforçou. Segundo o titular da SEAGRIMA, a programação continua nesta quinta-feira, dia 6, no Centro de Cultura Adonias Filho, com palestras de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e com o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que falará sobre Programa o Recicla Itabuna.

Haverá ainda distribuição de cartilhas para os estudantes e um show com o artista, articulador cultural e ambientalista Zenrique.

A educadora ambiental Raquel Carvalho, outra responsável pela elaboração da programação, disse que a Semana do Meio Ambiente é parte das ações e dos projetos executados ao longo do ano pela SEAGRIMA, seja no plantio ou replantio de árvores ou palestras nas escolas e instituições todas relacionados à preservação ambiental.

Já a coordenadora pedagógica da Escola São Paulo da Cruz, Daniela Santiago Silva Barreto, demonstrou alegria com o plantio de árvores pelas crianças da educação infantil e ressaltou a importância desse momento que, segundo ela, reforçou o trabalho que a unidade escolar já executa, envolvendo temas relacionados ao meio ambiente. Ela cita, por exemplo, atividades como contação de história, plantio, desenho sobre a natureza e visitação ao ar livre realizada durante o ano letivo.

Para encerrar a programação com “Chave de Ouro”, como destacou a educadora ambiental Alana Couto, a Semana do Meio Ambiente terá na sexta-feira, dia 7, a partir das 8 horas, na Praça José Bastos, ação de logística reversa.

No local haverá exposições com a participação de instituições parceiras da Prefeitura de Itabuna e o recolhimento de lixo eletroeletrônico, o que inclui quaisquer aparelhos em desuso.

 

 

Legenda: Dia Mundial do Meio Ambiente em Itabuna teve plantio de árvores por crianças em escolas municipais – Fotos Pedro Augusto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn