Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura promove bota fora no Fonseca para garantir controle da dengue em Itabuna

Equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde continuam firmes com a realização de mutirões e bota fora nos bairros de Itabuna para garantir a eliminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Nesta quarta-feira, dia 19, a ação será no Bairro Fonseca, a partir das 8 horas, com a participação do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e da Biosanear. O mesmo trabalho já foi feito nos bairros Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo na semana passada.

Uma das ações será a coleta de materiais em desuso como móveis velhos e utensílios domésticos que serão recolhidos pelos funcionários da limpeza pública com o suporte de uma caçamba, no chamado bota fora. É importante a colaboração dos moradores para que coloquem o material descartado na porta de casa nas primeiras horas do Mutirão de Combate ao Mosquito da Dengue no bairro.

Além da eliminação de criadouros, em caixas d’água e o tratamento com o uso de larvicidas, os Agentes de Combate às Endemias também promovem ação educativa para o engajamento da população na eliminação de focos do mosquito e para esclarecer as pessoas sobre a dengue, consequências e riscos que corre uma pessoa ao ser picada pelo mosquito Aedes Aegypti.

A coordenadora do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, adiantou que um dia antes do mutirão as famílias residentes no Fonseca serão informadas sobre a presença dos agentes, horário e a participação de cada pessoa para colaborar com a ação a ser executada.

“O trabalho vem dando certo com a redução de números de casos no município por causa da participação dos moradores, nossos parceiros nessa luta que é de todos. O prefeito Augusto Castro (PSD) tem dado o apoio necessário para a ação dos nossos agentes”, declarou a coordenadora.

Lucimar também reforçou a importância dos mutirões que, além de promover a limpeza de quintais e terrenos baldios, reduz sensivelmente o número de casos de infestação predial na cidade, que atualmente gira em torno de 1,5%.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, confirmou que Itabuna continua na “Zona Branca” para as arboviroses, segundo o último monitoramento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Legenda: Mutirões contra o Aedes Aegypti mantém Itabuna com baixos índices de infestação de arboviroses – Fotos arquivo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn