A Prefeitura de Itabuna, através da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), inicia nesta quarta-feira, dia 12, das 8 às 17 horas, as matrículas aos cursos oferecidos à formação de pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio, aprender um ofício ou melhorar suas condições de trabalho. O período vai até o próximo dia 19 na Rua São Vicente de Paula, no centro.
Nesta quarta-feira, as vagas se destinam aos cursos de Arte culinária e Artesanato. Em todos os casos, é necessária a apresentação do RG ou CIN (Carteira de Identidade), CPF, comprovante de residência, número de NIS, título de eleitor, sendo todos originais, não sendo necessário a entrega de fotocópias.
Na quinta-feira, dia 13, será a vez dos interessados nos cursos de Bordado à mão e Cabeleireiro feminino. Na sexta-feira, dia 14, Barbearia e Corte e Costura.
Na próxima segunda-feira, dia 17, haverá vagas para os cursos de Estética e Manicure. Na terça-feira, dia 18, Pintura e Informática, e na quarta-feira, dia 19, Crochê e Unha em Gel. As aulas de todos os cursos estão previstas para se iniciar no dia 10 de março.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, disse que a unidade de ensino profissionalizante é reconhecida por sua excelência na formação de milhares de pessoas desde sua fundação há 74 anos por Dona Amélia Amado. Em 1947 ela teve a ideia de criar uma escola para ajudar pessoas a adquirirem habilidades e inserirem-se no mercado de trabalho.
A diretora do Departamento de Atenção Básica da SEMPS, Zoraide Silveira Martins, disse que nos cinco dias de matrículas haverá atendimento integral às pessoas interessadas em profissionalização. Ela chamou a atenção para o novo curso de Unha em Gel destinado às manicures e também a pessoas que gostam de novidades. Esse curso tem duração de três meses e será oferecido nos dois semestres do ano.
Ela disse ainda que ao todo serão oferecidas 700 vagas em três turnos, a depender do curso pretendido. “Todas as informações sobre vagas, duração e horário dos cursos serão repassadas pelos profissionais da Escola Profissionalizante no ato de matrícula”, afirmou.