A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o ano utilizando uma nova técnica para capturar o mosquito Aedes aegypti: “Ovitramps”. Nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 8 horas, o trabalho de instalação das armadilhas será realizado pelos Agentes de Combate às Endemias no Bairro Emmanoel Leão.
Essa técnica consiste na instalação de armadilhas em locais estratégicos de um imóvel residencial ou comercial que captam os ovos do Aedes aegypti. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o município está investindo recursos para que este trabalho, que é considerado de extrema importância para o combate ao mosquito, seja levado a outros bairros e localidades.
“Por meio dessa técnica é possível identificar com mais agilidade os bairros que tem a presença do mosquito e os Agentes de Combate às Endemias realizarem o trabalho de tratamento mais cedo”, comenta a secretária de Saúde.
A Coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, lembra que o principal objetivo da técnica Ovitramps é monitorar a presença do mosquito e controlar a propagação das doenças causadas por ele: dengue, chinkungunya e zika vírus.
Ela informou que, além do Emmanoel Leão, o Bairro Fernando Gomes, na zona oeste, já foi beneficiado com a técnica Ovitramps quando foram identificados 8% de infestação do Aedes aegypti. “Com essa informação não perdemos tempo e já realizamos um Mutirão, com bota-fora, na localidade semana passada”, informou Ribeiro.
Legenda: Com a instalação das armadilhas Ovirtramps Prefeitura levanta níveis de infestação – Fotos Secom- Prefeitura Itabuna