A Prefeitura de Itabuna iniciou diálogo, na terça-feira, dia 11, com representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) sobre diversas pautas da categoria para 2025. Conforme anunciado pelo prefeito Augusto Castro na abertura da Jornada Pedagógica deste ano, os professores já têm a garantia do reajuste de 6,27%, retroativo ao mês de janeiro, do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público.
Em reunião com o titular da Secretaria Municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, e da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, o Sindicato pediu celeridade no envio do Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores para haver aprovação. O projeto segue processo burocrático entre as pastas da Gestão, Fazenda e Procuradoria-Geral do Município.
“O Projeto de Lei já está sendo elaborado e acredito que não teremos nenhuma intercorrência nesse curso. É claro que a Câmara Municipal de Vereadores tem um rito próprio, mas estaremos sempre dialogando, essa é a orientação do prefeito. A gestão conseguiu dar uma garantia ao servidor na qualidade da sua atuação e com uma normalidade em relação à sua vida pessoal relacionada aos pagamentos”, pontuou Rosivaldo Pinheiro.
“Quanto a isso, o reajuste, não há dúvidas, em função do que o prefeito anunciou. Está assegurado o reajuste, mas não temos como garantir que esse valor será pago ainda no fechamento da folha deste mês de fevereiro [em razão do rito legislativo]”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, Antônio Calhau.
Para a presidente do SIMPI, Carminha Oliveira, o Plano de Carreira do Magistério precisa ser discutido. “Vai mudar alguma coisa esse ano? Tem alguma proposta na mesa para discutir esse Plano de Carreira, inclusive com a categoria e o próprio Legislativo? São situações que estão postas aqui nessa pauta e viemos buscar soluções”, disse a sindicalista. Um novo encontro será realizado para analisar os demais questionamentos apresentados pela categoria.
Além dos Secretários e de representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI), participaram do diálogo a procuradora jurídica Joana Oliveira; Kattson Silva, do Núcleo Jurídico da Educação; Leonício Guimarães, assessor de Gabinete; Bruno Bagdede, Diretor Financeiro da Educação; professora Elioenai Farias, da Assessoria Especial do Gabinete, e a Diretora do Departamento de Acompanhamento à Gestão, Eliuma de Fátima.