Itabuna está na contagem regressiva para uma das mais tradicionais festas da cidade: a Lavagem do Beco do Fuxico. E a Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde tem presença confirmada.
Várias equipes estarão mobilizadas em todo o circuito da festa momesca para levar orientações aos comerciantes e também fiscalizar os produtos comercializados.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta que o objetivo é minimizar os riscos no consumo de produtos fora dos padrões de segurança, incluindo prazo de validade
“A Lavagem do Beco do Fuxico é uma das festas mais aguardadas pelos foliões itabunenses e de toda região, pois abre os festejos carnavalescos de nossa cidade. E nós estamos atentos a todos os detalhes”, comenta.
Já a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ieda Lomes da Silva, informa que as equipes estarão distribuídas em duplas por todo o circuito.
“Será um momento de levar informações educativas para os comerciantes, mas também de fiscalizar. Todas as barracas serão inspecionadas e caso seja identificada qualquer irregularidade, o responsável será orientado a corrigir. E, se a situação persistir, a barraca será autuada”, explica.
Panfletos educativos com orientações sobre a importância de uso de roupas e acessórios pelos comerciantes, gelo com água filtrada, lixeiras com tampa, panos higienizáveis e condimentos de uso individual são algumas das informações que serão disponibilizadas.
“Os alimentos contaminados criam um ciclo de doenças que causam diversos sintomas, entre eles: náuseas, desidratação, dores abdominais e diarreia. Portanto, é preciso muito cuidado na manipulação e no consumo de alimentos” finalizou Lomes.