Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itabuna faz primeira reunião e elege a diretoria

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAN) fez na tarde de segunda-feira, dia 24, na sala de reuniões da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), no edifício União Comercial, sua primeira sessão. A ordem do dia constou de discussão, eleição e posse dos novos membros da Diretoria Executiva, para o biênio 2025/2027.

Outros itens da pauta: criação, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Itabuna (CAISAN-Município); Planejamento Estratégico do COMSEAN para o período e elaboração do Calendário de Ação para 2025.

Com a participação de 27 titulares e suplentes, do vice-prefeito Josué Brandão Júnior e do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, houve a eleição da diretoria.

Por aclamação, foram eleitos para a Diretoria-Executiva do COMSEAN, no biênio 2025-2027, os seguintes conselheiros: Carlos Alberto Ferreira dos Santos, Garotinho, representante do MLT, Presidente; Maria Angélica Anunciação, da Coopercentrosul, Vice Presidente; Marcelo Lisboa, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Tesoureiro; e Pricilla da Silva Pelagatti, representante da Secretaria Municipal da Educação.

Por consenso, ficou decidido que o cargo de Secretário Auxiliar será preenchido posteriormente por um nome indicado e nomeado pelo secretário José Carlos Trindade.

Os eleitos foram imediatamente empossados, passando a exercer os poderes e responsabilidades determinados, conforme determina a Lei, num período de mandato de dois, ou seja, de segunda-feira, dia 24, até 24 de fevereiro de 2027.

O próximo ponto de pauta foi a criação, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Itabuna (CAISAN-Município), que deverá, nos próximos dias, ser publicado no Diário Oficial do Município.

O conselheiro Harrison Nobre levantou a necessidade de o COMSEAN ter sede própria para que possa desenvolver suas atividades com mais dinamismo e eficiência. O vice-prefeito Júnior Brandão afirmou que a gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), está buscando uma solução para o problema.

A construção do Planejamento Estratégico do Conselho para os próximos seis meses e um Calendário de Ação para 2025 diante do enfrentamento de uma complexidade de questões que envolvem a segurança alimentar e nutricional no município também foi levantada pelo jornalista Ederivaldo Benedito da ONG ACARI. A proposta recebe o apoio dos conselheiros.

Na condição de suplente e também de vice-prefeito, o conselheiro Júnior Brandão fez uma retrospectiva da luta pela consolidação do COMSEAN e parabenizou a todos os membros pelo esforço para a reconstrução deste Colegiado, tendo destacado o trabalho desenvolvido por todos, desde quando era o titular da Promoção Social e Combate à Pobreza.

Ao fazer uma saudação aos conselheiros, o atual secretário de Promoção Social, José Carlos Trindade, garantiu total apoio logístico e institucional de toda a gestão municipal. Já o novo presidente do COMSEAN, Carlos Alberto Garotinho lembrou que são grandes os desafios a serem enfrentados pelo Colegiado.

Legenda: COMSEAN de Itabuna faz primeira reunião e elege a diretoria – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn