Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Colaboradores do Hospital de Base de Itabuna participam na UNEX de capacitação de prevenção a acidentes com material biológico

Colaboradores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram na terça-feira, dia 25, de uma capacitação voltada para a prevenção e atendimento de exposição com material biológico.
Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), através do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRSS), e a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação aconteceu na UNEX Itabuna e reuniu profissionais da saúde dos municípios da região Sul da Bahia.

Representaram o Hospital de Base, o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Dino Passos, a coordenadora dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Nayara Andrade, o engenheiro ambiental/segurança do trabalho, Guilherme Malta e a enfermeira do SESMT, Maria Cristiana Santos.

A equipe da unidade hospitalar apresentou aos participantes o fluxograma de atendimento para acidentes com material biológico e as experiências exitosas do Hospital de Base, tanto relacionado ao atendimento a funcionário da instituição, quanto ao atendimento dos pacientes da região.

“Mostramos as ações positivas que estamos fazendo na unidade hospitalar. Nós, do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, da CIPAA e do SESMT, sempre realizamos rondas no hospital no sentido de educar os trabalhadores com relação ao uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e descarte adequado desses materiais contaminantes que são potenciais transmissores de doenças”, declarou Dino.

Segundo ele, o HBLEM funciona como uma unidade sentinela, sendo referência para municípios pactuados. “Qualquer pessoa que sofre um acidente com exposição a material biológico, sabendo ou não a origem da fonte, nós acolhemos. Aqui, fazemos a sorologia para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e de imediato tratamos esse paciente com as medicações profiláticas específicas para evitar a contaminação”, destacou.

A coordenadora do SESMT, Nayara Andrade, citou que o HBLEM vem reduzindo consideravelmente o número de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes devido às medidas preventivas e estratégias de ações conjuntas entre setores e coordenações que têm por finalidade a redução de acidentes.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn