Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna apresenta para lideranças comunitárias proposta de descentralização dos serviços do CRAS

Garantir a igualdade de acesso ao atendimento e efetivação dos direitos sociais às famílias carentes das 23 comunidades da área de abrangência do Centro de Referência na Assistência Social (CRAS IV), no São Caetano.

Este é o principal objetivo do projeto de descentralização dos serviços que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), vai desenvolver a partir deste semestre, cuja proposta foi apresentada na terça-feira, dia 11, a lideranças comunitárias do território do CRAS IV, na zona sul da cidade.

Durante o encontro, o titular da SEMPS, secretário José Carlos Trindade, agradeceu a presença dos presidentes de associações de moradores de bairros da área e enfatizou que a iniciativa de descentralização dos serviços dos CRAS é uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) para aproximar cada vez mais o atendimento das famílias mais socialmente vulneráveis.

Ele lembrou que esta proposta faz parte ainda dos projetos deixados pela Primeira-dama Andréa Castro, à época que esteve como titular da SEMPS.
“A intenção do prefeito é fazer com que os direitos constitucionalmente instituídos, que permitem, por exemplo, o acesso a programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), sejam assegurados e efetivados às pessoas que necessitam e muitas vezes têm dificuldades para o acesso por desconhecimento”, disse Trindade.

O secretário fez referência ainda ao transcurso do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, destacando o papel imprescindível das mulheres na sociedade e o quanto é urgente a necessidade de defender, promover e preservar seus direitos.

Ao encerrar a sua fala, José Carlos Trindade parabenizou a equipe técnica do CRAS IV por promover o diálogo com as lideranças comunitárias e pediu um especial empenho na humanização nos processos de acolhida e atendimento.

Já a diretora de Proteção Social Básica da SEMPS, Zoraide Martins, destacou a importância de o CRAS estabelecer parcerias com as lideranças comunitárias que, além de atuarem como multiplicadores das informações, serão fundamentais para a descentralização dos serviços.

Para a coordenadora do Centro de Referência na Assistência Social IV, Mônica Cunha, este primeiro encontro com os presidentes das associações de moradores de bairros da área de abrangência do CRAS IV foi muito positivo.

“A partir desta escuta e da percepção destas lideranças, poderemos planejar melhor nossas ações de descentralização, levando às famílias os serviços que demandam maior atenção do social”, pontuou.

Participaram do encontro na sede do CRAS IV, os presidentes das associações de moradores dos bairros Pedro Jerônimo, Diógenes Monteiro Viana (Didiu); do Daniel Gomes, Alberico Silva Santos; do Novo Fonseca, Eronalda Pereira dos Santos; do Núcleo Habitacional da CEPLAC, João Pereira; do Jaçanã, Marcelino José Pereira; e do Ribeirão Seco, Alda Santos Miranda. Todos foram unânimes em elogiar a iniciativa.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn