Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna apresenta dados da contagem da territorialização da Saúde

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, dia 3, um encontro no auditório da Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), com a presença da diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, além de representantes do Legislativo Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Núcleo Regional de Saúde Sul, DA UNEX, UESC E ANHANGUERA e dos quatro Módulos Assistenciais.

O processo de (re) territorialização já passou até o momento por três fases, sendo a primeira preparatória, o que incluiu realização de oficinas e busca na legislação da comprovação da implantação de Módulos Assistenciais no município. A segunda fase, de acordo com a enfermeira Roberta Lopes, coordenadora da Gestão do Cuidado do Módulo I, foi o momento da delimitação e apropriação do território.

“Nesta fase foi feita a pintura dos mapas e a contagem da população in loco, além do reconhecimento da zona rural”, explica Roberta Lopes.

Nesta terceira fase, momento em que atalmente se encontra o trabalho de (re) territorialização, está sendo feita a análise do território. Durante a reunião de hoje, foram apresentados os dados da contagem da população da zona urbana e rural do município.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, o levantamento feito pelas equipes de atenção primária, apontou uma população de 192.105 habitantes. O Censo mais recente, realizado pelo IBGE (2022), apontou em Itabuna uma população de 186.708 habitantes.

“Até o momento, trabalhamos a Saúde de Itabuna dividindo a cidade em quatro Módulos Assistenciais. Ao fazer o detalhamento da população, identificamos no Módulo I, por meio da contagem da Territorialização 43.170 habitantes. No Módulo II, 32.039 habitantes, no Módulo III 51.903 habitantes, enquanto no Módulo IV, 64.993 habitantes”, explica Dayse Santos.

Ela encerrou reforçando que “este é um trabalho muito importante porque a partir destes dados será possível fortalecer o planejamento em saúde no município”.

 

Legenda: Prefeitura de Itabuna apresenta dados da contagem da territorialização da Saúde – Fotos Divulgação

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn