Itabuna ganhará um novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) para atender aqueles que necessitam de cuidados especializados em saúde mental. A unidade será erguida na Rua Laurinda Fontes, centro.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a obra desta nova unidade, que possibilitará melhorar a qualidade da assistência à Saúde Mental Infanto-Juvenil, será viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
A execução das obras e serviços será viabilizada pela GMC Construções e Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação, com previsão de ser concluída em até 10 meses.
De acordo com o engenheiro civil Tiago da Silva Filho, da Secretaria Municipal de Saúde, um dos responsáveis pela fiscalização, neste momento a área foi delimitada e sinalizada.
“O próximo passo será a limpeza de terreno e alguns projetos complementares para então dar início ao trabalho de fundação, escavação, etc.”, explica o engenheiro Tiago Silva.
A coordenadora das Unidades Especializadas em Saúde Mental, enfermeira Náira Cruz, frisa que esta nova unidade do CAPs IA vem se somar à já existente no município.
“Com essa construção, o município terá um imóvel próprio nos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde e com acessibilidade para atendimento em saúde mental ao público infanto-juvenil”.
Ela reforça que o CAPs Infanto-Juvenil “presta assistência a situações de transtorno mental grave e persistente, com necessidades de ressocialização. Transtornos mentais que impactam na funcionalidade da criança ou do adolescente, trazendo prejuízos nas relações sociais, familiares e na área escolar”.
Legenda: Obras e serviços de construção do CAPs IA no centro já começaram – Fotos Divulgação.