Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Estudantes da UESC realizam “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base

Pela terceira vez, estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizaram a “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

A atividade aconteceu na quinta-feira passada, dia 3, no corredor das enfermarias da unidade hospitalar, como parte do “Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde”, em parceria com a disciplina “Enfermagem Perioperatório”, do curso de Enfermagem da UESC.

Organizada pelos estudantes, sob a responsabilidade das enfermeiras e preceptoras da referida disciplina Paula Soriano, Rejane Barreto e Maria do Rosário Barreto, a oficina teve como foco capacitar acompanhantes de pacientes quanto aos cuidados básicos necessários no ambiente domiciliar após a alta hospitalar.

O objetivo é reforçar orientações fundamentais para garantir a continuidade do cuidado e a recuperação dos pacientes em casa.

Durante a atividade, foram abordados temas como realização de curativos, manejo de cateter vesical, sondas enteral e gástrica, prevenção de lesões por pressão, administração de medicamentos e cuidados com ostomias.

Depoimentos reforçam importância da oficina para acompanhantes:

Amanda Lima, que acompanha a mãe internada, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi a primeira vez que vi esse tipo de ação dentro de um hospital. Achei enriquecedor, porque conseguimos adquirir novos conhecimentos e já aplicá-los aqui mesmo, com nossos familiares”, relatou.

Já Tatiane Santos, que atua como cuidadora de idosos, também elogiou a oficina. “Achei muito proveitoso. Muitas vezes, os idosos estão acamados e nem sempre as famílias têm condições de contratar um profissional. É muito bom aprender um pouco de cada coisa para poder cuidar melhor dos nossos idosos”, afirmou.

A parceria entre o Hospital de Base e a UESC é um exemplo de como a educação pode transformar realidades na área da saúde, levar conhecimento à comunidade, qualificar o cuidado e promover uma assistência mais humanizada e colaborativa para os pacientes.

 

 

Legenda: Amanda Lima, acompanhante da mãe, ao lado dos alunos – Fotos Divulgação

Legenda: Tatiane Santos, cuidadora de idosos aprovou a ação – Fotos Divulgação

Legenda: Professoras Rejane Barreto, Maria do Rosário Barreto e Paula Soriano com os alunos de enfermagem da UESC – Fotos Divulgação

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn