Pela terceira vez, estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizaram a “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes” no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A atividade aconteceu na quinta-feira passada, dia 3, no corredor das enfermarias da unidade hospitalar, como parte do “Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde”, em parceria com a disciplina “Enfermagem Perioperatório”, do curso de Enfermagem da UESC.
Organizada pelos estudantes, sob a responsabilidade das enfermeiras e preceptoras da referida disciplina Paula Soriano, Rejane Barreto e Maria do Rosário Barreto, a oficina teve como foco capacitar acompanhantes de pacientes quanto aos cuidados básicos necessários no ambiente domiciliar após a alta hospitalar.
O objetivo é reforçar orientações fundamentais para garantir a continuidade do cuidado e a recuperação dos pacientes em casa.
Durante a atividade, foram abordados temas como realização de curativos, manejo de cateter vesical, sondas enteral e gástrica, prevenção de lesões por pressão, administração de medicamentos e cuidados com ostomias.
Depoimentos reforçam importância da oficina para acompanhantes:
Amanda Lima, que acompanha a mãe internada, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Foi a primeira vez que vi esse tipo de ação dentro de um hospital. Achei enriquecedor, porque conseguimos adquirir novos conhecimentos e já aplicá-los aqui mesmo, com nossos familiares”, relatou.
Já Tatiane Santos, que atua como cuidadora de idosos, também elogiou a oficina. “Achei muito proveitoso. Muitas vezes, os idosos estão acamados e nem sempre as famílias têm condições de contratar um profissional. É muito bom aprender um pouco de cada coisa para poder cuidar melhor dos nossos idosos”, afirmou.
A parceria entre o Hospital de Base e a UESC é um exemplo de como a educação pode transformar realidades na área da saúde, levar conhecimento à comunidade, qualificar o cuidado e promover uma assistência mais humanizada e colaborativa para os pacientes.
Legenda: Amanda Lima, acompanhante da mãe, ao lado dos alunos – Fotos Divulgação
Legenda: Tatiane Santos, cuidadora de idosos aprovou a ação – Fotos Divulgação
Legenda: Professoras Rejane Barreto, Maria do Rosário Barreto e Paula Soriano com os alunos de enfermagem da UESC – Fotos Divulgação


