Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna apresenta Plano Ambiental para execução de grandes obras em Sessão Especial no Plenário da Câmara

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), apresentou no Plenário da Câmara de Vereadores, em Sessão Especial, na noite de quarta-feira, dia 6, o Plano Ambiental para execução de grandes obras estruturantes do Programa Itabuna 2030. A sessão foi convocada pelo vereador Sivaldo Reis (PSD).

A secretária Sônia Fontes, titular da SIURB, lembrou que as obras estruturantes em andamento foram objeto de quatro audiências públicas na Câmara no primeiro mandato do prefeito Augusto Castro (PSD), quando se falou de Planejamento Estratégico, saneamento, capacidade de endividamento e de futuro. “Há 4,5 anos, a cidade tinha perdido a crença de que uma gestão pudesse mudar tanto e transformar a feição. A cidade estava bastante abandonada, maltratada”, disse.

“Hoje tenho a certeza de não vender mais sonhos de um prefeito que estava assumindo e de uma sociedade que decidiu pagar para ver. A nossa responsabilidade de fazer acreditar num projeto, propósito e missão não foi simples. Então volto dizendo que aconteceu grande parte, pois estamos vendo que é possível, sim, quando temos prefeito incansável, vice-prefeito que acompanha as ações e equipe que acredita. Gente, vamos continuar com todo trabalho para garantir nos próximos quatro anos estabilidade e sustentabilidade. Qualquer gestor que vier não encontrará o que encontramos”, declarou Sônia.

Segundo ela, é no marco da ONU que as cidades precisam avançar em tecnologia, desenvolvimento econômico, social e meio ambiente. O Programa de Requalificação Urbana, Ambiental, Econômica e Social, que ganhou o apelido de Itabuna 2030. “É transformação geral da sociedade e da cidade que somos nós. Então buscamos qualidade de vida, oportunidades econômicas e sociais, o que todo gestor quer para atrair mais investimentos”, acrescentou.

Ela lembrou que o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, recuperou 366 ruas de barro com pavimentação asfáltica em 52 localidades, recuperação de 25 praças públicas e orla da Beira-Rio integram as primeiras ações executadas pelo prefeito Augusto Castro na cidade. “Foi o débito do passado que se juntou ao Mais Água I e II, os programas Fundiário Meu Lugar e Ilumina Itabuna. Então, a gente continua trabalhando agora num projeto de futuro depois de reconstruir o passado, fazendo a cidade entender que precisamos crescer com ordenamento, diretrizes e melhorias urbanas”, realçou.

A secretária apresentou por cerca de duas horas os projetos de entrada da cidade pelas margens direita e esquerda do Rio Cachoeira, da nova ponte ligando a Avenida Amélia Amado ao Conceição e do sistema viário da Avenida Princesa Isabel, os parques lineares na orla do São Judas, Amélia Amado e da Bananeira a Rua de Palha, além da nova avenida do final de linha do São Caetano à BR-101 e novas pontes da Bananeira ao Núcleo Habitacional da Ceplac e de acesso a Itamaracá que são os vetores de expansão da área urbana.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, falou sobre os processos de concessão das licenças ambientais, inclusive aquelas de competência do Instituto do Meio Ambiente da Bahia (INEMA), além de ter destacado o rigor técnico para as autorizações de supressão de vegetação em andamento. Já o consultor Nelson Carvalho falou sobre as obras da nova ponte do Conceição, os programas de acompanhamento e disse da obrigatoriedade de divulgação de informações de todas as etapas do processo durante a audiência pública que está disponível no YouTube.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=P3f3faKYQa4&t=9s

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn