A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, tem realizado esforços contínuos para atender às demandas da comunidade escolar nos últimos quatro anos e meio.
No início da gestão, em 2021, 100% das escolas apresentavam necessidade de intervenções em infraestrutura. Desde então, mais de R$ 12 milhões já foram investidos: 53 escolas foram requalificadas e 114 prédios recuperados. Com a enchente de dezembro daquele ano, foi necessário fechar algumas unidades, o que levou à abertura de anexos e à transferência de turmas para prédios alugados.
O estado de sucateamento do mobiliário, agravado pelas chuvas e enchentes, exigiu do município um investimento superior a R$ 30 milhões na renovação completa, garantindo funcionalidade e melhorias significativas para estudantes, professores e toda a equipe escolar. Essa ação possibilitou, inclusive, que as escolas do campo recebessem mobiliário novo pela primeira vez em décadas, em vez de reaproveitar móveis já utilizados em escolas da cidade.
Para reforçar o quadro de apoio educacional, foi realizado um Processo Seletivo Simplificado, com a contratação de mais de 250 profissionais, entre eles 75 professores e 145 trabalhadores de apoio escolar (educadores sociais, auxiliares de cozinha, pintores, manipuladores de alimentos, porteiros, motoristas e auxiliares de serviços gerais), assegurando melhores condições de ensino e trabalho.
A Secretaria Municipal da Educação também convocou professores afastados ou em qualificação acadêmica, que já estavam no limite do período de liberação. As convocações desses servidores foram e continuarão a ser realizadas com antecedência, em cumprimento às normas legais e decisões judiciais, garantindo a continuidade dos serviços educacionais.
A gestão reafirma seu compromisso em assegurar o pleno funcionamento das escolas da Rede Municipal de Ensino, mesmo diante das limitações dos recursos de financiamento disponíveis. Nesse sentido, tem trabalhado incansavelmente para ampliar matrículas e vagas em creches, além de buscar a ampliação dos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A Prefeitura de Itabuna mantém suas ações com responsabilidade administrativa, transparência e respeito à legislação vigente e aos direitos dos servidores, entendendo que o retorno desses profissionais à rotina escolar é imprescindível para o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas-aula exigidos para garantir a escolarização plena dos alunos.
Itabuna, 19 de agosto de 2025
Secretaria Municipal da Educação
Prefeitura de Itabuna
Legenda: Prédio onde funciona a Secretaria Municipal da Educação – Foto: Arquivo